BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de mar. de 2012

“QUERES FICAR CURADO"? – Olívia Coutinho


 
20 de Março de 2012
 
Evangelho - Jo 5,1-16
 
Estamos nos preparando para vivermos de maneira intensa, livre e amorosa o momento mais importante do ano litúrgico e da história da salvação: A  PÁSCOA DO SENHOR JESUS!
Não podemos passar por este tempo de qualquer jeito! Este tempo nos convida a viver melhor, a sermos  mais santos, mais atentos aos clamores dos irmãos e mais abertos a graça de Deus!
Para vivermos intensamente este tempo especial, precisamos abrir o nosso coração e no espírito de fé, vivenciarmos  a grandiosidade do amor do Pai que nos ofereceu o próprio  Filho, para pagar com a vida o nosso resgate! 
Jesus, é a fonte inesgotável de vida, estar com  Ele,  é viver a totalidade do amor!
O evangelho de hoje nos apresenta o terceiro sinal de Jesus, durante a festa dos Judeus: a cura de um paralítico.
Perto do templo, havia uma piscina rodeada por cinco entradas, onde muitos doentes ficavam deitados: coxos paralíticos, cegos... Este povo excluído se encontrava nos corredores, ou seja, às margens, ficavam  esperando o dia em que um anjo viesse para movimentar a água da piscina, para ser realizado o milagre da cura.
Jesus, nos deixa  transparecer, mais uma vez, a imensidão do seu amor e da sua misericórdia diante dos sofredores! Ele permanece do lado de fora do templo, no meio daquele povo, sem vez e sem “vida”.
Dirigindo-se a um paralítico, que estava ali há 38 anos, (significa uma vida inteira) a espera do milagre, Jesus pergunta-o: “Queres ficar  curado?”  o doente respondeu: “Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente'.Jesus disse: 'Levanta-te, pega na tua cama e anda”.No mesmo instante, o homem ficou curado, pegou na sua cama e começou a andar. 
Podemos pensar: se Jesus já sabia que o paralítico estava ali há tantos anos, a espera do milagre, porque lhe fazer esta pergunta: queres ficar curado? Ao que parece, na verdade, com essa pergunta, Jesus não tinha somente a intenção de fazê-lo andar fisicamente, mas também despertá-lo para a “vida”, é como se Ele quisesse dizer: acorde, não fique preso a essa deficiência física, a espera de um milagre!  
Hoje, Jesus pode também nos fazer perguntas semelhantes: o que queres? O que esperas?
 Não podemos ficar paralisados, presos ao passado, muitas vezes, nós nem sabemos o que queremos, ou melhor, sabemos que queremos tudo que é mais cômodo, com isso deixamos de fazer experiências novas de “vida”!
Precisamos deixar de nos esconder atrás de pequenas “deficiências físicas” para justificar o nosso comodismo.
O paralítico curado por Jesus simboliza todo povo paralisado pela falta de “vida” e o texto nos chama a atenção também, para nossa falta de solidariedade.  Ainda não aprendemos a enxergar o outro com olhar de Jesus! 
E as águas que borbulham de vez em quando na piscina, simbolizam a imagem de um falso Deus, que lembra somente de vez em quando do seu povo.
O nosso Deus é um Deus verdadeiro,  um Deus presente, que nos ama, que nunca nos abandona!  Nós, é que muitas vezes, somos filhos ingratos, não correspondendo ao seu amor, principalmente quando somos indiferentes ao sofrimento dos  nossos irmãos! 
 Não podemos esquecer nunca, que para ajudar alguém, não tem hora, nem dia, a ajuda deve ser no momento exato  da necessidade.
Às vezes, tornamos "cegos", "paralíticos" devido ao nosso vazio espiritual, e Jesus veio nos libertar de tudo isso. Ele nos mostra a imensidão do Seu amor e de Sua misericórdia diante do povo que sofre, e nos desperta a fazer o mesmo!
Atrás de uma doença física,  pode estar escondida uma ferida na alma! 
 
FIQUE NA PAZ DE JESUS! Olívia 

Nenhum comentário:

Postar um comentário