BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de mar. de 2012

Perdoar para ser perdoado - - Missionários Claretianos



Terça-feira, 13 de março de 2012

3ª Semana da Quaresma

Santos do Dia: Ansovino de Camerino (bispo), Cristina da Pérsia (virgem, mártir), Eldrado de Novalese (abade), Eufrásia de Constantinopla (virgem), Geraldo de Mayo (abade), Macedônio, Patrícia e Modesta (mártires da Nicomédia), Nicéforo de Constantinopla (bispo, mártir), Pulquério de Liath-Mochoemoc (abade), Ramiro e Companheiros (monges, mártires de Leão, na Espanha), Rodrigo e Salomão (mártires de Córdova), Sabino do Egito (mártir), Teusita, Hórrio, Teodora, Ninfodora, Marcos e Arábia (mártires de Nicéia, na Bitínia).

Primeira leitura: Daniel 3, 25,34-43.
De alma contrita e em espírito de humildade, sejamos acolhidos.
Salmo responsorial: 24, 5-8.
Recordai, Senhor, a vossa compaixão!
Evangelho: Mateus 18, 21-35.
Se cada um não perdoar a seu irmão, o Pai não vos perdoará.

O perdão é um dos aspectos fundamentais da vida cristã. O ódio, a soberba, a prepotência são atitudes “normais” nas relações entre as pessoas, entre as comunidades e nas relações internacionais. Continuamente estamos presenciando conflitos internacionais, entre os países, povos, etnias e famílias inteiras.
Basta uma pequena ofensa ou mal entendido para que se produza um conflito, às vezes com conseqüências imprevisíveis e irreparáveis. A violência, a guerra, a agressividade e a vingança, pessoal ou institucional, são tendências que acompanham o ser humano ao longo de toda sua história.
Quantas vítimas pagaram por causa dessa tendência verdadeiramente “diabólica” em muitas regiões do mundo. Por isso, a proposta de Jesus poderia soar estranha a nossos ouvidos. Perdoar sempre, em todo momento e circunstancia, sem medir a gravidade dos acontecimentos. Perdoar significa aceitar, acolher, compreender, curar as feridas causadas pelo ato ofensivo.
Nosso mundo precisa muito de um “autêntico perdão” que contribui à criação de um ambiente de paz e justiça entre toda a humanidade. Trabalhemos incansavelmente para que nossas pequenas comunidades de fé sejam verdadeiras fontes de perdão e reconciliação. Assim estaremos contribuindo para a paz entre os seres humanos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário