BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de mar. de 2012

E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos.- – Missionários Claretianos



Sábado, 31 de março de 2012

5ª Semana da Quaresma

Santos do Dia: Acácio Agatângelo (bispo de Antioquia), Amós (profeta bíblico do Antigo Testamento), Balbina de Roma (virgem), Benjamin, o Diácono (mártir da Pérsia), Daniel de Murano (eremita), Guido de Pomposa (abade, mártir), Macabeu de Armagh (abade), Teódulo, Anésio, Félix, Cornélia e Companheiros (mártires da África).

Primeira leitura: Ezequiel 37,21-28
Farei deles uma nação única.
Salmo responsorial: Jeremias 31,10-13
O Senhor nos guardará qual pastor a seu rebanho.
Evangelho: João 11,45-56
E também para reunir na unidade os filhos de Deus dispersos.

Jesus chega à plenitude da sua missão. A tensão com seus adversários, as autoridades religiosas judaicas, vai aumentando. Seus inúmeros sinais se tornam insuportáveis. Jesus, consciente do iminente perigo que corre permanecendo na cidade, retira-se em lugar afastado.
Jesus vai chegando à plenitude de sua missão. A tensão com seus adversários é grande. As autoridades começam a tramar a maneira de detê-lo. Colocam sua cabeça a premio. É melhor que morra um homem pelo povo do que perecer a nação nas mãos dos romanos. A sentença está tomada. Jesus deve morrer.
A questão é encontrar a estratégia para detê-lo sem alvoroçar o povo. Então, buscam a forma de prendê-lo. Quantas vezes, em nossos contextos sociais e eclesiais, se prefere fazer calar uma pessoa ou uma comunidade por conveniência, ainda que se tenha que sacrificar a justiça e a verdade!
Porém, Jesus se mantém firme, coerente, radical até às últimas conseqüências. Apostar na verdade, na justiça, na paz e no amor, como valores supremos do Reino tem seu próprio valor: ratificar o compromisso com a própria vida, assumir o sacrifício ou inclusive a morte para que brilhem a justiça e a verdade. Eis o desafio para os seguidores de Jesus no mundo de hoje, que reclama e necessita de gente coerente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário