BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

17 de fev. de 2012

NENHUM PROFETA É BEM RECEBIDO EM SUA PÁTRIA - ELIAN


Dia 12 - segunda-feira


 

 

O evangelho de hoje nos recorda quando Jesus inicia seu ministério em Nazaré. Estando Ele ensinando na sinagoga disse ao povo: "Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria." E Jesus lembra o profeta Elias, em uma época de grande fome na região, e havia muitas viúvas, e nenhuma foi enviada a ele, senão uma de Serepta, na Sidônia. Lembra também o profeta Eliseu, que curou um leproso Sírio, mas nenhum de Israel. Os profetas e Jesus não foram enviados só para os judeus, mas para todos os povos. Assim como Elias e Eliseu, Jesus operou milagres, levou a Boa nova para os gentios, os estrangeiros, e foi bem recebido e acolhido.

A verdade é que os nazarenos não reconheciam em Jesus, o Filho de Deus. Ele era pobre, humilde, carpinteiro, um homem comum, filho de José e Maria. Como poderia Ele se apresentar como o Messias? Não pertencia ao grupo dos fariseus, dos mestres da lei. Porém, Jesus falava com grande sabedoria. Isso ninguém negava. Mas, todos ali estavam com os corações endurecidos, rejeitaram, ficaram ofendidos com o que Jesus acabara de falar. Então, o expulsaram da cidade e queriam matá-lo jogando-o no precipício. Não conseguiram deter Jesus,  o Filho de Deus, que caminha no meio deles e continua sua missão levando a todos a mensagem de libertação e salvação. Ali em Nazaré, Jesus não operou milagres.

Como membros de nossas comunidades, como lideranças devemos amadurecer nossa fé, não ter o coração endurecido e fechado para Boa nova, assim estaremos recusando o projeto de salvação do Pai. Devemos também acolher os serviços das nossas pastorais, acolher aquela pessoa humilde que se coloca serviço, não só criticar, e não fazer nada para melhorar, para mudar aquilo que acho que poderia ser melhorado ou feito de uma forma diferente. Antes de termos e, que tal participar de uma pastoral? Ser catequista? E caminharmos juntos, em busca de uma sociedade mais justa, solidária, e fraterna. Acolhendo os pobres, os excluídos. E como fez Jesus, com humildade e tranqüilidade passar pelas críticas, pela rejeição, e seguir a missão que nos foi confiada.

Oração:

Espírito de realismo, que eu saiba contar sempre com a possibilidade de ser desprezado e rejeitado, sem, por isso, fugir da missão a mim confiada. Que eu saiba acolher Jesus e reconhecê-lo como de Filho de Deus, de modo a tornar-me beneficiário de seu ministério messiânico. Espírito de docilidade, abre meu coração para aceitar o convite à conversão, que Jesus me dirige, em nome do Pai.

Um abraço a todos.

Mª Elian

Nenhum comentário:

Postar um comentário