BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

1 de fev. de 2012

“Jesus: alimento necessário” – Claudinei M. Oliveira




Sábado, 04 de Fevereiro de 2012
EvangelhoMc  6, 30-34
            Jesus é  o alimento que fortalece a pessoa para a luta diária. Somente em Jesus que o homem encontra força para caminhar rumo a libertação. Tanto que os discípulos chegaram correndo para contar para o Mestre o que tinha acontecido com João Batista. Ficaram assustados com a reação de Herodes ao mandar cortar a cabeça do anunciador do Messias.  A euforia dos discípulos simboliza a magia do efeito da palavra correta, isto é, as pregações que levaram novo jeito de ver a realidade na tentativa de ultrapassar as barreiras nefastas, estão fazendo efeito, mesmo que tenha que entregar a vida em nome da transformação.
            Ao aproximar de Jesus os discípulos estavam buscando conforto e solicitudes. Enxergavam na pessoa do Homem Libertador uma maneira de sentirem-se seguros. Jesus convida-os para um lugar mais calmo para conversar a sós.
            Ao chegar no lugar escolhido Jesus observa realidade contraditória. São homens, mulheres e crianças necessitadas. Com fome e desprotegidos das avarias do tempo, Jesus toma atitude drástica: Dêem vocês mesmos comida a eles. Os discípulos disseram:  Para comprarmos pão para toda esta gente, nós precisaríamos de duzentas moedas de prata. Jesus perguntou:  Quantos pães vocês têm?  Os discípulos foram ver e disseram:  Temos cinco pães e dois peixes. Isto foi o suficiente para saciar a fome de toda a multidão  e sobrarem vários cestos de alimentos.
            Será que foi um milagre? Ou será que foi o pode de Jesus para impressionar a multidão? O evangelista Marcos não dá mais detalhe deste memorável fato envolvente, ele está mais preocupado com a praticidade de Jesus a seguir do que relatar o grande banquete. Porém, nos presenteia com uma narração de encher os olhos. Como pode cinco pães e dois peixes saciar toda a fome do povo.
            Os dois peixes representam a divisão do povo de Israel, o povo do Norte e o Povo do Sul e o cinco pães é o complemento  da unidade sete que significa a perfeição. Marcos nos alerta de que o povo dividido torna-se fraco e sem forças para luta. O perfeito, sete (cinco pães e dois peixes) é a luz que devemos encontrar para concluir a unidade eterna. Assim, o homem unido em torno de um Deus verdadeiro e, não de um rei prepotente como Herodes, não passa fome e se consolida um com o outro.
            Tanto que Jesus ao pregar para os presente teve pena daquela gente porque pareciam ovelhas sem pastor. Jesus sentiu-se compadecido pelo povo desorientado que necessitava do ALIMENTO DO PAI.
            Olhamos para nossa realidade e enxergamos a mesma cena. São milhões de homens, mulheres e crianças abandonadas pelas sarjetas da vida. São bichos em forma de gente que buscam um espaço para viver a sua dignidade, mas encontram-se desconsolo, violência, maus-tratos. Contudo, enquanto este povo continuar na desunião, valorando coisas supérfluas, não tendo compaixão do outro, não vão conseguir sair do isolamento e da vida do abandono.
            Somente no Jesus Cristo Ressuscitado que o homem tem forças para sair da vida de miséria. Urge ao homem olhar à libertação como meta a alcançar; despojando das sujeiras mudanas que encardem novos horizontes. Somente Jesus pode alimentar o espírito enfraquecido do homem perdido que trocou a fé pelo encardido e, agora, sugado e violentado, pede socorro para o Libertador.
            Caros irmãos leitores, comprometam-se com o pão do Cristo na unidade fraterna de uma vida feliz e verdadeira. Amém.
Felicidades, Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário