BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

20 de fev. de 2012

Eu não vim chamar os justos... - Missionários Claretianos


Sábado, 25 de fevereiro de 2012

Sábado depois de Cinzas

Santos do Dia:
Adeltrudes de Maubeuge (abadessa), Ananias e Companheiros (mártires da Fenícia), Avertano de Limoges (religioso carmelita), Cesário Nazianzeno (irmão de São Gregório Nazianzeno), Donato, Justo, Herena e Companheiros (mártires da África), Etelberto de Kent (rei), Gerlando de Girgenti (bispo), Tarásio de Constantinopla (bispo), Vitorino e Companheiros (mártires de Dióspole, em Tebaida, no Egito), Walburga de Eichstadt (abadessa, foi filha do rei São Ricardo e sobrinha de São Bonifácio, apóstolo da Alemanha; teve dois irmãos santos: São Wilibaldo e São Winibaldo).

Primeira leitura: 
Isaías 58,9b-14.
Se acolheres de coração aberto o indigente, nascerá das trevas a tua luz. 
Salmo responsorial: 85, 1-6.
Ensinai-me os vossos caminhos e na vossa verdade andarei.
Evangelho: Lucas 5,27-32.
Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores para a conversão.

Como bem sabemos, os publicanos e arrecadadores de impostos não eram bem quistos pelos judeus. Os motivos são muitos: sua relação com Roma, a permanente manipulação das taxas de importo e, sobretudo, o abuso destes na cobrança dos impostos em favor do império, tudo isto granjeava o repudio do povo, sobretudo dos escribas e fariseus.

Jesus se aproxima deles, convida-os a participar de seu plano de salvação, come com eles (isto é, faz-se amigo deles) e os aceita como discípulos. Aproveita a crítica de seus adversários para revelar suas opções e sujeitos preferenciais em sua missão evangelizadora: os excluídos, os impuros, os que não podem ser aceitos dentro do sistema social e religioso vigente.

A única condição é abrir-se à novidade do Reino de Deus e colocar-se no caminho de conversão. Quantas pessoas em nosso meio são consideradas pouco praticantes, pouco religiosas, podem ser prediletas de Jesus? Quem são hoje em nossas comunidades os impuros, os excluídos e rejeitados por quem nos consideramos portadores da salvação de Deus? Qual é nossa atitude diante deles? Não terão que ser também prediletos de nossa missão?

Nenhum comentário:

Postar um comentário