BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de fev. de 2012

Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar -Missionários Claretianos



Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

5ª Semana do Tempo Comum ou Santa Escolástica, Virgem (Memória facultativa).

Outros Santos do Dia:
Austreberta de Pavilly (abadessa), Baldegundes (abadessa de Sainte-Croix, Poitiers), Desiderato de Clermont (bispo), Erlufo de Werden (bispo, mártir), Guilherme de Maleval (eremita), Protádio de Besançon (bispo), Sálvio de Albelda (abade), Silvano de Terracina (bispo), Sotéria de Roma (virgem, mártir), Zótico, Irineu, Jacinto, Amâncio e Companheiros (um grupo de dez soldados, mártires de Roma).

Primeira leitura: 
1 Reis 11,29-32;12,19
Israel rebelou-se contra a casa de Davi
Salmo responsorial: 80(81), 10-11ab.12-13.14-15 (R. 11a9a)
Ouve, meu povo, porque eu sou o teu Deus
Evangelho: Marcos 7,31-37
Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar

A pessoa surda se isola, se converte em uma ilha e perde a capacidade de contato com os demais, porque termina confinada em seu próprio mundo. A proposta de Jesus é tomar o caminho contrario, isto é, romper o isolamento e abrir-se aos demais, ainda que em meio às limitações. A palavra aramaica "effatá" representa essa experiência de abertura e de escuta do outro por meios que transcendem a audição física.

Hoje podemos reler essa experiência do evangelho ao reconhecer o estrondoso ritmo da sociedade de consumo que não nos deixa tempo para nós mesmos, para a espiritualidade e para Deus. Já não escutamos nem nossa própria voz. Precisamos da mão de Jesus que sintonize nossos ouvidos com a onda da sabedoria do evangelho e desate nossa língua para proclamar sua mensagem no meio do ruído cotidiano.

É preciso deixar que Jesus desobstrua os ouvidos para escutar a voz de Deus, aí onde antes somente habitavam as vozes do consumo e do egoísmo. Nossa língua pode deixar de repetir os clichês publicitários para começar a comunicar uma voz de consolo, esperança e reconciliação. Vamos baixar o volume da televisão e vamos subir o volume  da vida e, sobretudo, da palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário