BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de fev. de 2012

“Amai os vossos inimigos” – Claudinei M. Oliveira




Sábado - feira, 03 de março de 2012
EvangelhoMt  5, 43-48

            Na reflexão do Santo Evangelho de hoje escrito por Mateus é surpreendente. Jesus espanta qualquer um de boa vontade. De repente Ele aparece com ensinamentos que deixa qualquer indivíduo de boca aberta, admirado. Como amarmos o inimigo e rezarmos para os perseguidores? Como olharmos para os inimigos e fazermos pedido de graça e misericórdia? Bem, o mais fácil seria rezarmos para os amigos, pois temos intimidade de cumplicidade. Agora, rezarmos para os inimigos é exigir muito.
 Jesus destaca uma lógica que parece escandalizar-se:“amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!”. Não temos como enaltecer com o projeto de Jesus, Ele consegue viajar contra os princípios de uma geração que acreditava estar correta nas suas atitudes.  Os fariseus plantavam idéias de que o amor era devolvido somente para aqueles que atentassem para o irmão solidário, mas por trás desta premissa, lascavam o povo obediente com serviços, impostos e ofertas. A bondade dos fariseus era para aproveitar de uma situação e aproveitar ao máximo da fraqueza do povo.
Por isso Jesus fala claramente: devemos ficar esperto para não serem explorados exaustivamente. O nosso Deus tem algo especial que, através da  bondade, da fraternidade e do amor o Reino fica próximo. Mas para termos o amor verdadeiro digno de louvor precisamos de não dar as costas para os inimigos. Esta atitude contraria a vontade do Pai. O correto e sermos solícito com aqueles que desejam o mal para nós. Rezarmos para que eles encontrem o caminho certo e possam entender o amor de Deus.
O Filho do Homem fez isto muito bem. Não existem relatos dos evangelistas mostrando Jesus  odiando aqueles que não entendessem seu projeto. Afinal, os amigos de Jesus já eram conquistas certas, estes já estavam salvos e compreendiam o desejo certo, mas aqueles que ruminavam contrário a pregação do Mestre deveriam ser conquistados, estes eram desafios para Jesus. Como conquistar aqueles que duvidavam de ser o Filho do Pai? Daqueles que pediam sinais dos céus para ter a certeza de que era o Messias? Daqueles que pediam sua morte para calar a voz que processava a libertação?  Daqueles que caluniavam e perseguiam em todos os lugares?  Talvez a conquista viesse com a sua Ressurreição, na  ascensão aos céus junto ao Pai em seu trono glorioso. A morte de Jesus foi o maior exemplo de amor para com os inimigos e perseguidores.  Foi um legado para visualizarmos e termos como meta durante nossa estada na terra.
Enfim, como Jesus disse: “sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”  isto significa suportar os amigos e inimigos, pois somos imagem e semelhança do Criador.  Assim, através do diálogo poderemos descobri o belo amigo que pensamos ser nosso inimigo e finalizamos dizendo que este Jesus nos surpreende a cada passagem expressa nos Evangelhos. Por isso, não temos como não amar também este irmão corajoso que é Jesus. Seja feliz neste Deus do bem e do amor. Amém!
Não se esqueça de rezar para os inimigos, um forte abraço. Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário