BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de jan. de 2012

O sábado foi feito para servir as pessoas - Claudinei


"Para Jesus a pessoa é prioridade" – Claudinei M. Oliveira

 

Terça - feira, 17 de Janeiro de 2012

Evangelho Mc 2,23-28

  

            O sábado foi feito para servir as pessoas, e não as pessoas para servirem o sábado. Portanto, o Filho do Homem tem autoridade até mesmo sobre o sábado.  Com estas palavras Jesus  conteve o coração impiedoso dos fariseus em querer valer as tradições das Leis criadas para o homem seguir sem a profundidade da fé e sem preservar  a essência do Ser Humano. Porém os fariseus levavam a sério a cegueira das tradições a ponto de advertir o Mestre Jesus  quando alguns dos seus discípulos colhiam  grãos de trigo no dia do sábado.  

            No entanto, a questão principal para Jesus  é a prioridade da pessoa. Todos sabem que o sábado era o dia do cristão  ir ao templo e oferecer sacrifícios ao Senhor.  Além disso, todos deveriam agradecer e celebrar a vida para continuar na luta diária. Logo o sábado era voltado para ser preservado na unidade entre o cristão e o Senhor Deus. Mas Jesus conhecia a tradição judaica. Sabia o quão é importante aderir a cultura ou as tradições do povo. Contudo, não se prendia a lógica do homem para com o homem. Jesus prioriza primeiramente a pessoa nas suas necessidades. Sabia também que não tinha como trabalhar o dia todo jejuando. Pois seus discípulos estavam com fome e para continuar na missão faz-se necessário alimentar o corpo. Neste sentido, Jesus não advertia seus discípulos e os deixava fazer suas vontades.

            Voltando ler o Santo Evangelho de Marcos notamos que Jesus não aceita Leis que impedem o crescimento e a honradez do homem. Às vezes o homem cria Leis que não ajudam o homem a viver bem, acabam prendendo o sujeito a Lei sendo maior do que o homem. Para Jesus nada pode impedir a ousadia dos filhos de Deus. O homem deve viver a liberdade no seu livre arbítrio para aproximar de Deus no querer da salvação. Claro que as tradições e as doutrinas preservam  a sintonia entre os homens, até ajudam na boa convivência, mas desde que o homem em si tenha a liberdade para expressar a sua vontade e não tornar-se refém de normas amadoras. Assim, o homem deve estar acima das tradições para melhor viver a dignidade em sociedade.

            Os fariseus perturbaram Jesus por dar  vazão às necessidades dos homens do que a tradições. Veja o quanto Jesus violava as tradições: curava enfermidade nos sábados, fazia refeição com os rejeitados, pregava para multidão desolada e andava fazendo o bem e esclarecendo a realidade obscura para seu povo, convivia e deixava ser tocado por pessoas marginalizadas como as prostituas, enfim, Jesus sempre esteve ao lado das pessoas com a finalidade de fazê-las felizes.

            Portanto, o convite de Jesus foi feito não somente para os fariseus, mas para nós, de que o ser humano é muito mais importante do que as leis criadas para cegar e matar o homem. Assim, o homem não esta para servir o sábado, mas o sábado está para servir o homem.  Vivamos a graça de Deus. Amém!

Felicidades. Claudinei M. Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário