BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de jan. de 2012

“O SÁBADO FOI FEITO PARA O HOMEM”...-Olívia Coutinho


 

Dia 17 de Janeiro de 2012

 

Evangelho Mc2, 23-28

 

 O seguimento a Jesus, embora nos pareça difícil, deve ser a causa maior de nossa alegria, da nossa felicidade, afinal, descobrirmos nos valores do reino, a razão de nossa existência!

Pena que nem todos os nossos irmãos vivem esta felicidade por estarem submetidos   a radicalidade religiosa, cheia de regras impostas pelos seus  líderes, que ao contrário de Jesus, passam para seus fieis, a imagem de um Deus vingativo que está sempre a espreita, pronto para nos pegar em algum deslize.

O medo do castigo, a observância exagerada de tantas regras, acabam distanciando muitos  de uma proximidade maior com  Deus! Ao invés de atrair as pessoas para um aconchego nos braços do Pai, muitos líderes acabam criando barreiras, impedindo-as  de viverem as maravilhas de uma intimidade de filho com o Pai!

 Enquanto estamos presos  em pormenores, não caminhamos, não  enxergamos o principal: a presença amorosa de Deus no meio de nós, o nosso Deus da vida!

  Não podemos esquecer nunca que somos filhos amados de Deus e que como Pai amoroso, Ele só quer nos ver felizes!

Todo aquele que fica preso na observância de tantos preceitos, não consegue captar as mensagens de Jesus e fica longe de  compreender  o que significa" Eu quero misericórdia e não sacrifício"!

O evangelho de hoje nos fala de um conflito entre Jesus e os fariseus a respeito da observância do sábado. O que nos mostra que, embora conhecedores das Escrituras os fariseus, na prática, estavam bem distante do amor propagado por Jesus: o amor que gera vida!

As autoridades religiosas daquela época impunham práticas religiosas, que segundo eles deveriam ser rigorosamente cumpridas como: Jejum, ritos de purificação, observância do sábado e tantas outras regras que eles mesmos criavam e que na verdade tinham como pano de fundo, cegar o povo diante dos seus direitos.

Ficou bem  claro, que os fariseus queriam pegar Jesus num casuísmo legal. O fato de os discípulos, estarem apanhando espigas de trigo para saciar a fome, não lhes podia ser atribuído  como roubo. Segundo os fariseus, os discípulos estavam  infringido as leis  que proibia o trabalho em dia de sábado e o ato de apanhar as espigas de trigo, para eles, era considerado trabalho e não um meio de sobrevivência.

Criticado pelos Fariseus em nome da Sagrada escritura, Jesus responde as criticas usando as palavras da mesma: 'Por acaso nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passara necessidade  e tiveram fome?...

Não é difícil perceber que até nos dias de hoje, presenciamos situações semelhantes.

Na realidade, o legalismo  é um instrumento de alienação e opressão que tem como maior objetivo desviar a atenção do povo. Enquanto que o povo está voltado para outras coisas, os donos do  poder se sentem livres para praticar suas ações ilícitas que só favorecem a  si mesmos.

As leis de organização social e religiosa só têm validade se forem elaboradas em favor da vida e para o serviço aos necessitados. E Jesus veio para libertar e fazer desabrochar a vida!

Em todos os seus ensinamentos Ele sempre  deixou claro que a vida  deve estar sempre em primeiro lugar e  a necessidade de sobrevivência acima  de toda e qualquer  lei!

 Finalizando, vou relatar um fato que presenciei e que me deixou perplexa. Certa vez, chegou ao conhecimento da entidade da qual faço parte, que duas crianças estavam vivendo em condições sub-humana, passando fome. Fomos até lá e ficamos pasmados  com o que nos disse a mãe dessas crianças. Com a maior naturalidade ela nos disse que não preocupava com o sofrimento de seus  filhos, porque o pastor da sua igreja havia lhe dito que o sofrimento daquelas crianças era da vontade de Deus, para a purificação delas.

                  Para um seguidor de Jesus, não deve existir hora nem dia para cuidar da vida!

Apanhando espigas de trigo para matar a fome, os discípulos, apoiados por Jesus, começaram a abrir  caminho para uma nova mentalidade, mostrando-nos  que: A LEI QUE DEVE NOS REGER , É A LEI DO AMOR!  

 FIQUE NA PAZ DE JESUS!- Olívia

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário