BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de jan. de 2012

"Jesus, a realização plena do Ser Humano"– Diac. José da Cruz



18 de Fevereiro Sábado
Evangelho Marcos 9, 2-13


A frase de Pedro "Mestre, é bom estarmos aqui" é a expressão de quem se encontrou na vida, de quem descobriu o sentido de ser homem e realizar-se em toda a sua plenitude conforme os desígnios do Criador. É como se Pedro dissesse aos demais e as nossas comunidades "Olhem, é isso que nós somos, homens e mulheres transfigurados, luzentes, mergulhados no mistério de Deus, representado pela nuvem que os envolveu.
Descobrir quem somos, de onde viemos e para onde vamos, que a nossa origem é Deus, que o nosso presente é Deus e que para Deus estamos voltando na caminhada desta vida, é algo ao mesmo tempo reconfortante mais também que inspira medo.
E temos medo exatamente porque, diante da grandiosidade do ser humano, manifestada na Transfiguração do Senhor, nos deparamos com a nossa fragilidade humana e surgem então os questionamentos: Será que vamos conseguir? Será que vamos sempre tomar a decisão certa e não no desviaremos para outro caminho? Será que a nossa vida não termina mesmo com a morte? O  simples fato daquilo que somos, estar oculto no pós morte, já nos assusta....
JESUS o Filho de Deus tem essa consciência de quem ele é, é sobre isso que gira a conversa com Moisés e Elias, Homens de Deus que também esperam em Cristo a grande e final transformação de suas vidas, cujo sentido está mergulhado no mistério de CRISTO. Já vi interpretação equivocada dessa passagem, onde Moisés e Elias parecem dizer a Jesus  "Olha, tenha coragem, nós conseguimos e você também conseguirá". Que piada! Jesus é quem vai abrir as portas da copiosa redenção para toda humanidade, inclusive para os Santos e Santas do Antigo Testamento, e não o contrário.
A Transfiguração de Jesus mostra onde iremos chegar e qual o caminho a ser percorrido. A voz do Pai é determinante para isso "Este é o meu Filho muito amado, ouvi-o". Quem ouve a Jesus e segue seus ensinamentos, torna-se também Filho amado e querido do PAI, fazendo na comunidade, o mesmo caminho da ascese que os discípulos fizeram com Jesus, estamos subindo e lá em cima vamos encontrar a nossa Glória que está em Cristo e que é  Cristo, a diferença é que, tendo enfim cumprido a nossa missão, não precisaremos descer de volta e nem precisaremos mais guardar segredo de quem somos e de quem é Jesus, podemos armar nossas tendas e por lá permanecer para sempre, mergulhados na Luz da sua Glória.
O alpinista, antes de subir uma alta montanha, faz treinamento em uma de menor porte, nossos exercícios dessa ascese fazemos sempre no sétimo dia da semana que é o Domingo, Dia do Senhor, quando em nossas comunidades vamo-nos acostumando a contemplar a Glória do Cristo presente, que um dia será definitiva. Amém. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário