BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

19 de jan. de 2012

“Jesus escolhe os doze apóstolos” – Claudinei M. Oliveira

 

Sexta - feira, 20 de Janeiro de 2012

Evangelho:  Mc 3,13-19

 

            Chegou o momento de Jesus construir sua comunidade. Sua igreja, povo de Deus, não poderia ficar refém dos romanos poderosos e escrupulosos. Jesus tinha que deixar seu legado vivo para continuar a luta pela vida e pela libertação. Ele sabia que sua hora estava chegando. Não poderia continuar no mundo, pois seu fim estava marcado pela morte violenta na cruz com intuito de salvar o homem do pecado.  Então, sobe no topo da montanha, mais perto do Pai, e escolheu  doze como apóstolos para disseminar a veracidade da Palavra da Salvação.

            Jesus tinha um amor especial para com seu povo. Tanto que escolheu doze apóstolos em razão das doze tribos de Israel. Assim, seu povo tinha uma referência única para assegurar as inquietações. Esses apóstolos tornariam guia para direcionar o povo naquilo que necessitava.  As tarefas  foram repassadas aos mesmos: ficar com Jesus, pregar e expulsar os demônios.

            Qual a significação de cada tarefa elencadas por Jesus? Ficar com Jesus: significa estar unido a Jesus, comprometer-se com ele e com o projeto de vida e libertação. Essa cumplicidade não era para qualquer um, mas por pessoas com determinação.Pregar: significa anunciar aos  outros o Reino de Deus que chegou. Esse anúncio não é só de palavras, pois o ensinamento novo de Jesus é a sua prática libertadora. Expulsar demônios:significa libertar as pessoas da alienação para que elas possam conscientemente aderir ao projeto de Deus manifestado na prática de Jesus.        

            A missão direcionada aos apóstolos é a mesma missão de Jesus. Ele veio  trazer novos horizontes para o povo lascado da vida e os apóstolos deveriam continuar seu projeto. O homem pobre deveria saber da potencialidade intrínseca em seu ser para ganhar confiança na luta contra o demônios que corroia  todos os dias.

            Somos também convidados por Jesus para desmistificar todas as formas de violência contra o povo de Deus.  Seu projeto ainda continua vivo, mas para dar andamento nas estruturas de mudanças do encardido precisamos ter a coragem destemida para levar o projeto libertador de Jesus.  A Santa Palavra nos orienta e nos, oferece, todas as regras para sermos discípulos embrenhados no projeto de Jesus. Veja que nosso povo está precisando de muita ajuda. São pessoas que bastam uma ajudinha para descobrir o verdadeiro caminho do Senhor.  Acontece que sozinhos não conseguem distinguir a beleza de Deus do encanto perverso do mundo.   Ainda continuam presos às idéias arrogantes dos meios de comunicação e dos falastrões de plantão que prometem curas falsas e comodidade se entregar para seu rebanho. Como são despreparado, acreditam e entregam seus míseros bens para outro em troca de falácias fúteis.

            Portanto, a missão de Jesus continua e somos convidados a sermos este discípulo destemido a encarar a realidade cruel com o propósito de mudá-la. Tenhamos fé e acreditamos no Cristo de Nazaré. Amém! 

Felicidades. Claudinei M. Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário