BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de jan. de 2012

Conhecendo João Batista - Newton


Evangelho do dia 02 de janeiro de 2012 (João 1,19-28)

Quem era João Batista ou quem foi João Batista? Os intelectuais religiosos daquele tempo, aqueles que conheciam a Lei se preocupavam em saber quem era aquele homem que pregava com tanta propriedade a chegada do Messias, e, nem era um dos membros oficiais da religião. Ninguém o autorizou a dizer tais coisas, e, cita Isaias dizendo: "Eu sou a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor".

 

A princípio pensaram seria Ele o Cristo que haveria de vir, ou quem sabe Elias? Mas, na sua humildade e certeza da missão que lhe fora destinada, responde com muita firmeza e convicção: Eu vim apenas preparar o caminho do Senhor, de quem não sou digno de me abaixar e desatar as correias de suas sandálias.

 

Que grande homem foi João Batista! Permaneceu firme na palavra de Deus, e, jamais vacilou, deixava se conduzir pela verdade, e esta verdade o tornou um homem livre, livre para enfrentar os poderosos da época, e não ter medo de anunciar a palavra de Deus, mesmo sob a ameaça dos doutores da Lei e de Herodes, que já não agüentavam mais escutar a voz daquele homem estranho que os incomodavam por demais.

 

João é para nós o exemplo de quem se comporta como verdadeiro filho de Deus, pois não se deixa subjugar por ninguém, ou por qualquer coisa deste mundo. Deus nos criou para sermos livres, não para sermos escravos. O homem vem se tornando escravo desde o antigo testamento por causa da desobediência. João era um homem obediente a Deus, e sabia que estava cumprindo uma ordem divina.

 

Jesus teria que vir para libertar o seu povo da escravidão do pecado. João sabia, e por isto preparou o caminho do Senhor para o seu povo. Jesus Cristo veio e nos libertou do julgo do pecado. Em Gálatas 5,1 está escrito: "Ficai, portanto, firmes e não vos submetais outra vez ao jugo da escravidão".

 

Deus nos chama para sermos livres da escravidão do pecado, e, como cristãos, nós devemos pensar qual escravidão precisamos nos libertar hoje. São Paulo nos adverte que as obras da carne como: fornicação, impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes, nos impedem de entrar no Reino de Deus. (Gálatas 5,19-21)

João Batista era um homem livre do pecado, pois se dedicou exclusivamente à missão que Deus determinou e, não se deixou seduzir por nada, nem por criatura alguma, manteve-se fiel ao seu Senhor, teve um importante papel na salvação da humanidade. Jesus ao falar de João Batista declarou: "…entre os nascidos de mulher, ninguém é maior que  João. (Lc 3:28).

João foi um homem separado e preparado pelo Espírito Santo para exercer o seu ministério, e, como fiel ministro soube repreender o pecado. Abominava tudo aquilo que era contrário à Lei de Deus, condenava o pecado nas pessoas como condenou em Herodes e sua mulher. Condenava o pecado, mas, atraia os pecadores para uma mudança de vida.

Assim deve ser a nossa missão enquanto igreja, repugnar toda a forma de pecado, mas atrair os pecadores para uma vida nova em Cristo Jesus, preparando-nos, e, preparando o povo para a segunda vinda de Jesus.

Oremos: Senhor, nós te pedimos a unção do teu Espírito Santo sobre nós, queremos ser fortes e corajosos, como João Batista, para repreender toda a forma de pecado em nossas vidas, ajuda-nos a praticar as boas obras; amparar, se doar, e dar abrigo ao irmão necessitado; que nossas mãos sejam mãos que abençoam; que nosso amor seja um amor desinteressado; sejamos luz para o mundo, e, unidos como igreja caminhemos firmes na fé, desejando ardentemente a Volta de Nosso Senhor. Maranatha!

Newton Hermógenes

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário