BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de dez. de 2011

“João pergunta: o Messias já veio?” – Claudinei M. Oliveira

 

Quarta - feira, 14 de Dezembro

Evangelho – Lc 7,19-23

 

            Como o profeta Isaias anunciava no Antigo Testamento de que o Messias viria salvar o povo do mundo infernal, o trataria como pastor bondoso e cheio de misericórdia, João Batista  anunciava a chegada do Messias como um juiz. Julgaria os perversos a partir das práticas cometidas e o trataria exemplarmente cada um. Entretanto, João Batista ouvia falar de Jesus como alguém curando os enfermos, expulsando os demônios e anunciando um Reino de paz e prosperidade. Logo, não estava acreditando que Jesus era realmente o Messias prometido. Chamou dois de seus seguidores e mandou interpelar Jesus.

 

            Ao aproximar de Jesus os enviados disseram:  "João Batista nos mandou a ti para perguntar se tu és aquele que há de vir ou se devemos esperar outro". Ouviram uma resposta do feitio do Mestre: "Ide contar a João o que vistes e ouvistes: cegos recuperam a vista, paralíticos andam, leprosos são purificados e surdos ouvem, mortos ressuscitam e a pobres se anuncia a Boa-Nova. E feliz de quem não se escandaliza a meu respeito". A dúvida de João ficou esclarecida. Ele era mesmo o Messias prometido outrora pelo Senhor. João Batista que esperava encontrar um Messias de chicote nas mãos para o julgamento eficaz encontrou um homem manso e cheio de compaixão para com os pobres.

 

            Na missão de Jesus estava um Reino de vida efervescida na simplicidade do povo. Para tanto, Jesus tanto denunciava como anunciava novas formas de atitudes. Na denúncia de Jesus, João Batista encontrou um Homem corajoso com discurso é prática contrária da classe dirigente. Enfrentava os doutores da lei e os fariseus com denúncias de práticas que matavam o povo sofredor, e ao mesmo tempo, um homem que anunciava um Reino de partilha, justiça, harmonia e paz. Este era o Messias  missionário que João Batista demorou a entender que era  realmente o Cara, com postura e ética avançada para o tempo.

 

            Contudo o grande Reino prometido foi concretizado nas ações de cristãos que abraçaram a causa da Palavra da libertação. Ele está presente hoje nas atitudes de cada filho e filha de Deus.  Quando alguém incube de levar a palavra de Deus e seus ensinamentos à pessoa ainda descrente da ação benéfica do salvador, com certeza a vista deste indivíduo está sendo recuperada; quando alguém ensina às pessoas a caminharem retamente na doutrina da igreja, paralíticos estão sendo curados e ensinados a caminhar sozinhos pelas trilhas certas; quando a angústia, tristeza e solidão são curadas a partir das reflexões do Santo Evangelho, feridas ou lepras estarão purificadas; enfim, quando as pessoas começaram a entender e a viver a plenitude da glória do Senhor, mortos estarão sendo ressuscitados e surdos estariam sendo curados, pois,  estarão diante da libertação dos males que impedem visualizar  os encantos da vida.

           

            Portanto, o Messias já veio e deixou um legado de doutrinas a serem seguidas para o bem do Reino. Não tem como não enxergar as maravilhas. Se ainda tem dúvidas, faça como João Batista, pergunta diretamente para o Messias, com certeza, Ele responderá, não com palavras, mas com gestos e atitudes de alguém que veio para  servir e não para ser servido. Amém!

 

Que o menino Jesus entre em nossas casas renovando-as para o bem. Abraços, Claudinei M. Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário