BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

13 de dez. de 2011

“Jesus cura o paralítico por inteiro” – Claudinei M. Oliveira

  

Sexta – feira, 13 de Janeiro de 2012

Evangelho:  Mc 2, 1-12

 

            O evangelista Marcos continua falando de Jesus que está servindo a comunidade. Em Cafarnaum  está em casa com seu povo. Sente-se acolhido e protegido. Não era para menos: de tanto esclarecer  e conscientizar o povo da situação de miséria, Jesus atraia multidões  para ouvi-lo. Tanto que os fariseus, doutores da Lei e os sacerdotes se rendiam para ouvir suas mensagens.

 

            Cercados por muita pessoa, numa casa pequena, Jesus falava de um Reino que abraçaria todos para uma vida feliz. A fala de Jesus sempre esclarecia as atitudes dos poderosos da cidade que geravam morte com ações interesseiras. Os homens que  eram colocados em xeque  na proposta de Jesus, estavam na casa disputando espaço para aprender algo. Não que os poderosos iriam converter-se para atender a fala do mestre.

 

            Diante da assembléia  assistindo sua pregação aconteceu uma cena inusitada. Um paralítico desce do telhado sustentado por quatro homens para pedir a cura da enfermidade. A fé era tamanha que todo o sacrifício valeria a pena. O desejo da cura nada poderia impedir. Mas sua fé o curou. Jesus ordenou que levantasse e carregasse sua cama.

 

            Aos olhos dos fariseus  o que Jesus tinha acabado de fazer era uma blasfema. Somente os sacerdotes poderiam aliviar os pecados e jamais curar um enfermo. Jesus fez ao contrário: além de perdoar os pecados Ele também libertava os males pela raiz para não se alastrar.  Para confirmar o acerto cometido Jesus fala para seus opositores: o que é mais fácil dizer ao paralítico: os seus pecados estão perdoados, ou dizer, levanta-se, pegue a sua cama e ande?Na verdade, Jesus está mostrando para os fariseus doutores que Ele tem o poder para perdoar e curar. Ele era realmente o Filho de Deus que veio assistir os irmãos necessitados. O serviço não consistia em somente  mostrar oposição aos homens sabidos, mas orientar e indicar ações corretas para a humanidade.

 

            Nesta ação de Jesus há indicativo da denúncia da hipocrisia dos  fariseus. Sempre afirmando que os pecados seriam perdoados por Deus, mas para consolidar o perdão deveria ofertar algo valoroso para o templo. Assim, consumia o suor do povo a partir da falsidade usando o nome do Senhor. Não deixava a vida reina no seio do cidadão. Prezava a morte para acalentar os privilégios.

 

            Ao contrário Jesus mostrou aos olhos dos aproveitadores a libertação do mal pela fé. Esta libertação se dá por dentro. Elimina todo vestígio da impureza que aniquila o individuo. Oferece vida, alegria e prazer para viver. Assim deveria ser a sociedade: livre para viver a solidariedade, a justiça e a fraternidade.

 

            Assim, ao curar o paralítico diante dos olhos dos doutores da Lei  Jesus está denunciando a sociedade dos fariseus que não atende as necessidades dos marginalizados. A sociedade deve prevalecer do bem-estar de todos e se alguém cair na caminhada, não pense duas vezes em ajudar, coloque-se a serviço para realizar o Reino da solidariedade. Amém.

 

Felicidades. Claudinei M. Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário