BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de dez. de 2011

“Batismo de Jesus” – Claudinei M. Oliveira



Segunda – feira, 09 de Janeiro de 2012
Evangelho:  Mc 1, 7-11

            Disse João Batista a seus seguidores: eu batizei vocês com  água, mas ele batizará vocês com o Espírito Santo.  O messias veria para confirmar a aliança com o povo de Israel com o Senhor, libertará os homens do mal para sempre e renovar o comprometimento com a libertação. Mas, para tanto, seria preciso primeiramente desfazer das coisas do mal, arrependerem-se dos pecados e batizar com água da conversão. Depois disso, acolherá o salvador que tem poder de envolver-se no Espírito Santo e lutar contra os opressores que não O aceita pela avareza e a ignorância.
            O batismo de Jesus corresponde a humildade e a simplicidade de um Homem que se fez homem para estar no meio do povo que precisava de estímulo para acreditar que o poder de Deus interfere na vida cotidiana. O exemplo de ser batizado pelo anunciador da libertação comove a multidão. Ele é o Senhor do mundo, não precisaria rebaixar a um pecador para ganhar o perdão dos pecados, sendo que Jesus não tinha pecado para arrepender-se, sempre foi justo  com muito amor, mas ao entrar no rio Jordão para mergulhar nas águas, Jesus mostrou para o povo que ninguém é maior do que o outro e para criar a identidade de cristão seguidor de um projeto de vida, necessita do batismo.
            João anunciava claramente para seus seguidores que outra pessoa, mais poderosa e de um coração invejável, viria batizar com o fogo e com o Espírito. Ele, João, não era digno de desatar as suas sandálias, tamanha unidade e crença tinha em Jesus. Porém, Ele (Jesus) chegou e viu descendo do céu o espírito em forma de pomba. Era a confirmação de que o Filho do Homem estava ali presente.
            O batismo é o símbolo do cristão autêntico que criou um vínculo com o Senhor. Agora o batizado faz parte da família unida da Trindade. Tem a marca do serviço. Tem uma identidade. Ao fazer parte da unidade fraternal do Criador, passa a comprometer-se com a construção do Reino. Jesus, depois de batizado, passou a denunciar todas as injustiças sociais que insistiam persistir. Para tanto, enfrentou os poderosos com firmeza e exigia maior atenção com os desvalidos e oprimidos. Não tem como fazer parte de uma família unida e oprimir os parentes em proveito próprio. Ao ser batizado ha uma cumplicidade com o outro. O sofrimento do outro também é meu sofrimento e a cruz do outro também é minha cruz.
            Enfim, que a chama do batismo não seja abafada e o combustível para manter acessa o fogo da transformação seja desprendido pelo Espírito Santo. Sempre alimentando no poder de Cristo e perfazendo caminhos que levem ao encontro do Jordão para curar todos os pecados e as maldades que insistem em permanecer no coração de muitos homens de boa vontade. Assim, ao escolher o batismo de Cristo, tem em si a convicção de que a luta pelo projeto da vida será constante, mas valerá a pena. Amém!
Felicidades. Claudinei M. Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário