BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de dez. de 2011

“Apresentação de Jesus no Templo” – Claudinei M. Oliveira



Quinta - feira, 29 de Dezembro

Evangelho: Lc 2, 22-35

                'Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma'. Estas foram  palavras de Simeão dirigidas a mãe e ao pai de Jesus na entrada do templo. Na visão dele, o menino salvador trazeria na essência mudança radical no comportamento social do povo do Israel. Mas, para tanto, sacrificaria sua própria vida para bendizer a justiça no campo da verdade, junto ao povo que necessitava de novas primaveras.

            A apresentação do menino Jesus no templo como exigência da Lei de Moisés por ser o primeiro filho homem do casal, marca o símbolo da nova igreja para uma sociedade que esperava afoito pelo libertador. Tanto que Simeão louva ao Senhor por ter recebido em seus braços o menino da Luz:  Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel.'

            Ao entrar no templo Jesus torna-se luz para multidões de homens que viviam na marginalidade. Com sua argumentação na vida adulta leva a estes marginalizados projetos de vida, isto é, norteia novos rumos com a finalidade de uma vida com dignidade, paz, amor e prosperidade. Jesus, nas palavras de Simeão, é a luz das nações e gloria do povo de Israel, pois toda a esperança está assentada na pessoa compersonalidade da justiça. O único anunciador com proposta de transformação radical era Jesus.

            Caminhar para o templo foi o legado deixado pelos pais de Jesus. Ensinou desde pequeno o lugar sagrado para agradecer e rezar. Todo cristão necessita de um espaço no dia para louvar e conversar com o Criador. José e Maria mesmo cumprindo exigência de seu tempo ensinaram a criança a entrar no santuário. Assim, ao colocar Jesus no templo significou um grande ensinamento para o homem: a fé transcende o imaginário real, pois acreditar no infinito além das coisas palpáveis é encontrar a graça de Deus.

            Este Evangelho trás um compromisso para os cristãos de hoje: ensinar os nossos pequenos a cultuarem a crença num Deus que ama indubitavelmente seu povo. Nunca é tarde para encontrar as portas da igreja, mas se começarmos desde pequeno a freqüentar os bancos da casa de Deus ainda criança muitas coisas ruins evitarão. Pois, estar em sintonia com Deus, criar-se cumplicidade com os ensinamentos revelados na Sagrada Escritura.

            Que o Deus Todo poderoso acalenta nossos corações e façam-nos compreender que a melhor  maneira de compreender o mundo para viver bem, está na igreja de Cristo. Amém!                                                                   

Feliz Ano Novo. Viva e seja feliz. Claudinei M. Oliveira.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário