BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de dez. de 2011

Advento - Alessandro Soledade




Bom dia!
Ao entrar na segunda semana do advento faço uma pergunta: Quantos ontem, em suas comunidades se perguntaram qual era a cor da vela que deveriam acender na coroa do advento? (risos) A roxa já estava acessa, qual seria agora? O site da Paróquia N. Senhora do Loreto no Rio de janeiro apresenta uma resposta que cabe bem para vivermos essa semana: "(…) Não ajuda muito associar a cor das velas com temas (penitência, esperança, alegria…). O que importa é a luz…".
Refletiremos toda essa semana a FÉ. E "usando" o gancho do site, Não importa onde estamos, como estamos, o que já passamos… O que importa é perseverar na fé!
Talvez o desespero de ontem ao procurar a resposta para a cor da vela reflita o quanto somos cuidadosos ou zelosos, mas também o como sou em relação a minha própria fé. A vela de ontem nos relembra a fé dos patriarcas, pessoas iluminadas (caiu bem esse trocadilho) que não possuíam internet, não tinham acesso a bibliotecas, ainda não existia a TV ou o rádio (…) contavam somente com a fé em Deus.
Quando Deus anunciou a ABRAÃO que viria a ser pai na tenra idade, Sara sorriu, como que se duvidasse, mas ele ficou sereno e acreditou. Quantos de nós temos sonhos e projetos de ano novo e muitos também sorriem, dizem que somos sonhadores, fantasiosos, românticos (…). Na vela que acende da fé, Deus nos convida a SERENIDADE NA FÉ
"(…) Sara riu-se consigo, pensando: 'Agora que sou velha vou experimentar o prazer, e com um marido tão velho'? Javé, porém, disse a Abraão: 'Porque está Sara a rir e a dizer: Será que vou dar à luz agora que sou velha? Há, porventura, alguma coisa impossível para Javé'? Neste mesmo tempo, no próximo ano, Eu virei ter contigo, e Sara já terá um filho. Sara, que estava assustada, negou: 'Eu não ri'. Mas Ele tornou a dizer: 'Não negues, tu riste-te'". (Genesis 18, 12-15)
ISAQUE precisou acreditar nas boas intenções do servo de seu pai quando foi a este delegado a missão de encontrar uma noiva para Isaque. Quantas vezes Deus nos prometeu a solução ou a direção, e como Isaque, somos apenas espectadores ansiosos aguardando o desfecho sem nada poder fazer? Deus nos convida a uma FÉ PACIENTE.
Quantos de nós trabalhou anos e anos como JACÓ e no fim sentiu-se enganado, menosprezado, desvalorizado, (…) tendo que reiniciar o projeto, o sonho do zero? Quantas vezes passou pela nossa cabeça desistir? Deus nos convida a termos uma FÉ PERSISTENTE.
E por fim, quantas vezes, me senti traído, vendido pelos meus como JOSÉ, mas que pela fé não se abateu a solidão, ao exílio, a fome, a prisão, (…) e foi premiado com dons, sabedoria, discernimento. Deus nos convida a termos uma FÉ QUE NÃO SE ABALA.
Tenho um conhecido que esta passando por uma fase de novo discernimento. Uma pessoa de fé que resolveu "dar um tempo" na frente dos seus trabalhos. Que não quer conversar com ninguém, quer ficar só. Saiba que SÓ você, ou qualquer um de nós, nunca estará! Sempre te vi como um Jacó e como o próprio patriarca, recomece mesmo que seja do Zero.
Quanto a vela da semana, não esquente! No site da CNBB também não tem essa orientação! Talvez ficamos queimando neurônios a toa! Saiba que a roxa já foi e a ultima é a esperança (não necessariamente é verde, pode ser branca) e que domingo que vem é a rosa, o que sobrou? Lembre-se: O que vale é a luz e não a cor da vela!
Quem esta passando por dificuldades, não perca tempo com a "cor da vela", o tamanho ou a grandeza do problema, lembre-se da conversa dos anjos com Abraão: "(…) Há, porventura, alguma coisa impossível para Javé"?
Um imenso abraço fraterno. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário