BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de nov. de 2011

"O Templo e tudo o mais, vai passar..." – Diac. José da Cruz

22 de Novembro Terça Feira

Evangelho Lucas 21, 5-11


Lembro de uma música cantada pelo Nelson Ned, que foi sucesso nos anos 70, onde o refrão dizia "Pois tudo passa, tudo passará, e nada fica, nada ficará..." A transitoriedade de todas as coisas dessa vida é colocada em destaque nesse evangelho". Nada por aqui é definitivo, mesmo aquilo que parece ser. Naquele tempo, alguém dizer que o templo seria destruído e que não ia ficar pedra sobre pedra, era uma afronta ao  poder religioso, pois o templo era sagrado, nele Deus se manifestava, talvez não fosse tão belo e imponente como o primeiro templo, aquele que Salomão construiu, mas era o centro religioso, político e econômico para os Judeus.

 Antes de 11 de Setembro de 2001, quem ousaria afirmar que  as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque seria totalmente destruídas pelos terroristas? Não que Deus aprove o ato suicida, que dizimou milhares de vida, mas esse fato se insere perfeitamente nos "sinais" que Jesus mencionou nesse evangelho, quando as pessoas o interrogaram para saber quando iria acontecer a destruição do templo.

Primeiro, muitos virão no nome do Senhor dizendo "Sou Eu" , e aqui não se refere apenas a falsos pregadores no âmbito estritamente religioso, mas de instituições ou pessoas que se colocam no lugar de Deus, e quando dizem que o tempo está próximo, se referem logicamente ao tempo do seu domínio e triunfo, tudo será destruído, menos o seu reinado ou império. Oh que grande ilusão! Quantos reinos e impérios não ruíram, e continuam a  ruir.

Reino contra reino, nação contra nação, terremotos e cataclismas, fomes e doenças terríveis, sinais espantosos no céu. Tudo isso não é nenhuma novidade e já acontece faz tempo. O que importa é que esses acontecimentos ou sinais, como chama o evangelho, falam alto da vulnerabilidade humana, onde todos os projetos e empreendimentos, por mais grandiosos que sejam, não são definitivo. Tudo vai passar...no final só o Reino de  Deus será permanente, eterno e definitivo. Ele está sendo gestado por todos os que crêem em Cristo, e colocam o amor autêntico em suas relações com as pessoas e com a natureza. E o amor não passará!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário