BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de nov. de 2011

“O dinheiro e a justiça” – Claudinei M. Oliveira

       

Sábado, 05 de Novembro de 2011.

                                     

Evangelho –   Lc  16,9-15

 

 

            Jesus dirige aos fariseus que pensam em dinheiro e no Senhor da Glória. Não há como servir os dois Senhores ao mesmo tempo. Nem tem com adorar o Dinheiro que gera a destruição do homem e adorar o Senhor que cultiva o bem, o amor, a paz e a fraternidade. A decisão para alcançar o Pai deve ser tomada para que não o destrua por completo.

           

            Jesus é contra o acúmulo de riqueza – dinheiro. Quem enriquece de forma exorbitada empobrece milhares de irmãos, ou seja, deixa irmãos na penúria para satisfazer o prazer da ganância. Dificilmente uma pessoa acumula bem em quantidade expressiva a partir de seu próprio suor. Sabemos que é muito difícil. Agora, alguém pode até afirmar que foi um bom administrador, soube empregar bem o dinheiro, não esbanjou, fez aplicação de risco e se deu bem. Isto não passa de lorota. O acúmulo de riquezas não é sorte, mas é pura expropriação alheia.

 

            Contudo Jesus prega ao contrário para os fariseus. Quem tem muita riqueza deve dividir com aqueles que nada possuem. Além de ajudar um irmão na dificuldade estará observando os ensinamentos do Mestre. Quantas pessoas que clamam por um prato de alimento, por um pedaço de tecido, por um espaço para morar, por um emprego, por uns trocados para comprar remédio ou calçado? São centenas de milhares de indivíduos que padecem nas portas dos ricos afim das migalhas que caem das bordas dos pratos!  São centenas de milhares de pessoas que vasculham lixões a procura de um pedaço de carne, tomate podre para saciar a fome. São homens e mulheres humanos que retiraram deles a alegria de viver a dignidade no seio de uma sociedade injusta e maldosa.

 

            Os fariseus batiam  no peito e gritavam para todos ouvirem que praticavam a justiça  e que viviam de acordo com as Leis prescritas. Mas as Leis e a justiça dos fariseus eram construídas por eles mesmos e não por Deus. Jesus adverte quanto a arrogância e a hipocrisia afirmando:  "Vós gostais de parecer justos diante dos outros, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que as pessoas exaltam é detestável para Deus".

 

            Com efeito, Deus conhece até nossos pensamentos, até nossas ações diárias. Não temos como esconder de Deus nossas atitudes. Assim, deixaremos de lado os males que podem provocar nosso distanciamento de Deus e mergulhamos na dignidade da justiça onde o Dinheiro não pode ter vez e não comprar a salvação. As pequenas atitudes também fortalecem as grandes atitudes e ser fiel a Deus naquilo que temos e ganhamos Dele, com certeza, voltará para nós toda a bondade praticada enquanto caminhamos rumo ao Pai Celestial. Amém.


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário