BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de nov. de 2011

“Jesus expulsas os camelôs do Templo” – Claudinei M. Oliveira

                                      

Quarta - feira, 09 de Novembro de 2011.

                       

Evangelho –   Jo    2, 13-22

 

 

            O Novo Templo é o corpo de Jesus. Para facilitar a compreensão do Santo Evangelho ficamos atentos ao simbolismo da expulsão dos comerciantes na porta do Templo do Senhor. Jesus está em Jerusalém bem na época da celebração da páscoa dos judeus. Os preparativos estavam a todo o vapor. Cada comerciante queria faturar mais do que o concorrente, porém o local escolhido era a porta da igreja. Jesus ficou furioso com o que viu e passou chicotear os mercenários. Exigiu respeito com o lugar sagrado para que aproxime de Deus. Na casa do Pai não é lugar de confusão da vida terrena, mas amor com o que é mais divino: a fé no Deus Criador.

 

            Na ocasião Jesus não estava em Jerusalém como um peregrino a oferecer sacrifícios de animais e nem impostos ao Senhor no Templo, mas para pregar a verdadeira páscoa, a páscoa da libertação. Por que Jesus, então, vai ao templo para transformar a festa judaica da páscoa em tumulto? Porque a festa da libertação não aconteceu para o povo pobre. A festa religiosa da páscoa comemorada no Templo estava sacrificando o povo, maltratando e espoliando o povo pobre em toda a sua essência. Jesus não aceitou o comércio da libertação nas costas do trabalhador. Além de enganá-lo, aliená-lo, roubá-lo o pouco que o povo tem, mostrava aparência de concordância dos chefes judeus. Jesus então pede violentamente para acabar com a farra do comércio enganador e tenta fazer o povo e os líderes religiosos  celebrar a verdadeira páscoa: a páscoa da libertação, da passagem, da saída da escravidão e das trevas. Isto é o mais importante para celebrar, não inventar uma falsa festa celebrativa para enriquecer ainda mais o poder dos latifundiários e, aumentar o capital dos homens ricos que controlavam o templo, apelando para a simplicidade da maioria do povo empobrecido.

 

            Não se deve mesclar a religião com o comércio. A religião é a ligação do homem pecador com Deus libertador. A chave desta ligação foi entregue a Pedro, apóstolo amado de Jesus. A religião liga a fé no Deus Supremo  para salvar o homem do pecado: o pecado da ganância, da ilusão, da mentira, da exploração, da alienação, da cobiça, do desprezo, do ciúme, da violência, do descaso, etc. Já o comércio atrai o dinheiro, o poder, a inveja  e a discórdia entre os irmãos. Quem tem mais poder manda mais e massacra o pequeno. Assim, quando a igreja passa a explorar os fiéis através do comércio, deixa de cumprir o papel de gerar vida e cativar o homem distante da palavra. Deus não cobra nada para dar a vida, tudo vem de Deus gratuitamente, Ele faz isto para seu povo porque o ama de todo seu coração.

 

            Jesus também está falando para os mercenários que há uma necessidade de cuidar do Templo pessoal. O corpo do homem é um templo, ou seja, é um sacrário. O corpo do homem é santo porque foi construído pelo melhor carpinteiro que é Deus. Nada poderá destruir este corpo-templo. Porém os romanos judeus destruíram o corpo-templo de Jesus. Não deixaram que Jesus anunciasse a justiça e nem a fraternidade. Contudo, esqueceram que o corpo-templo de Jesus foi reconstruído em três dias. Foi a resposta dada aos fariseus que pediram para Jesus mostrar de onde vinha o poder de reconstrução:  Derrubem este Templo, e eu o construirei de novo em três dias! 

 

            Para que duvidar do Senhor? Ele é a fonte da respiração e transpiração do homem! Ele é tudo de mais perfeito já apresentado ao homem. Ele é Deus. Não tem como duvidar do amor que expressou para a humanidade: lutou contra os mandões poderosos, enfrentou o encardido na pele de carneiro, passou por humilhação, foi colocado na prensa para falar de onde vinha tal poder, foi ao templo, expulsou os demônios que corrompia o povo, subiu à montanha para rezar e foi o maior líder do seu povo. Tanto é que já faz mais de dois mil anos que este Homem passou por aqui e, morreu violentamente na cruz nas mãos de homens insensatos, continua fazendo um tremendo sucesso. Ele faz sucesso porque é nosso irmão e nosso Deus que ressuscitou dos mortos no terceiro dia para morar com seu Pai.

 

            Queridos leitores, tentemos ser fiel ao Deus da vida e preservamos o nosso corpo-templo, morada de nosso Deus. Os discípulos descobriram está máxima após a ressurreição lembrando:que ele tinha dito isso e então creram nas Escrituras Sagradas e nas palavras dele.  Também cremos na Santa Palavra do Evangelho. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário