BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

15 de nov. de 2011

Jesus expulsa os intrusos da casa do Pai - Claudinei

 "Minha casa será a casa da oração" – Claudinei M. Oliveira

                                      

Sexta - feira, 18 de Novembro de 2011.

                       

Evangelho  Lc  19,45-48

 

 

            No Evangelho de hoje Jesus entra em Jerusalém e vai direto para o centro da cidade onde está o Templo, lugar sagrado, onde a pessoa abastece o espírito  para continuar firme na caminhada do Senhor. Mas assusta-se com  a cena:  no templo havia vendedores, comerciantes, jogatinhas; menos pessoas fazendo oração. A solução encontrada por Jesus foi expulsar os intrusos da casa do pai  e disse: 'Minha casa será casa de oração'.

 

            Jesus apresenta-se para o povo pobre. Defende a justiça e a liberdade para todos. Porém, o lugar onde o povo poderia entrar com determinação para louvar e agradecer pelos dons da vida, virou comércio para poucos. Os sacerdotes e os fariseus apossaram-se do lugar para aumentar o poder econômico, exigem-se dos pobres ofertas e ao mesmo tempo incentivam a adquirir seus produtos com preços abusivos. Para quem tinha planos de mudanças e conversão, como Jesus, esta  atividade  perversa no Templo não poderia continuar.

 

            No Templo Jesus prega para o povo sedento de libertação. Ensina-os  como agir no momento de angústia e como deveria conquistar a tão sonhada vida liberta.  Entretanto, esta metodologia de Jesus incomodava muita gente poderosa. Cogitou-se a maneira de como livrar de Jesus: somente aprisionando para levar ao julgamento, como o povo já estava alienado  na forma de pensar dos fariseus, a condenação da morte era a sentença certa.

 

            Queridos leitores, não se deve misturar a crença – fé -  com o comércio. A fé liga o homem pecador com Deus libertador. O acreditar no Senhor é unir a fé no Deus Altíssimo  para salvar o homem do pecado: o pecado da ganância, da ilusão, da mentira, da exploração, da alienação, da cobiça, do desprezo, do ciúme, da violência e do descaso. Já o comércio atrai o dinheiro, o poder, a inveja  e a discórdia entre os irmãos. Quem tem mais poder manda mais e massacra o pequeno. Assim, quando a igreja – Templo -  passa a explorar os fiéis através do comércio, deixa de cumprir o papel de gerar vida e cativar o homem. Deus não cobra nada para dar a vida, tudo vem de Deus gratuitamente, Ele faz isto para seu povo porque o ama de todo seu coração.

 

            A casa do Senhor é um Templo especial. Ela ampara o homem atordoado, sem rumo e entristecido pelas ameaças da vida. Jesus tem um apresso ínfimo com o templo. Nós também deveríamos ter o mesmo apreço. Não que Deus só está disponível no Templo ou na Igreja construída na esquina. Deus está em nossa vida. Nosso corpo é um templo, é um sacrário, onde a presença constante de Deus é notável. Por isso, devemos sempre rezar  e pedir a benção para continuarmos fortes e firmes na fé.

 

            Portanto,  tentemos ser fiel ao Deus da vida e preservamos o nosso corpo-templo-igreja, morada de nosso Deus, porque nascemos de nosso Pai e para Ele voltaremos com o corpo-igreja sem mancha, porém, livre para morada eterna. Amém!

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário