BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

30 de nov. de 2011

“Jesus curou os cegos” – Claudinei M. Oliveira



              O evangelista Mateus relata para sua comunidade a importância de Jesus na vida das pessoas que querem mudanças. Para relatar a cura dos cegos, Mateus descreveu para sua comunidade os feitios de libertação de muitos enfermos de Jesus como: ressuscitou a filha do chefe de família, curou a mulher da hemorragia que atormentava há doze anos e pregou para multidão que se encantava com seu projeto de vida. Para tanto, segundo Mateus, isto só aconteceu porque os enfermos e os seguidores tinham FÉ. Ou seja,  acreditavam na força da palavra daquele homem solitário, anunciando um Reino diferente dos homens terrenos. Tanto que até alguns opositores  pediram socorro. Às vezes para testá-lo, outras para receberem a recompensa e livrarem de certos males.
             Não tinha como curvar-se diante de alguém que esbanjava sabedoria. Além de ler os pensamentos dos seguidores, advertia e fazia milagres para consolidar a veracidade. Jesus se fez homem para que todos entendessem a grandeza e o cumprimento do Pai ao povo de Israel. Claro que não pecou, porque vai contra o princípio da Criação. Mas levou uma série de sinais de que não poderia continuar numa sociedade injusta, cega, paralítica e conservadora. A reflexão levada ao coração do homem "perdido" centralizava no olhar vibrante e perspicaz. A meta era fazer valer novas atitudes que abraçaria mudanças de ação. Não tinha como viver apanhando para conquistar os céus. Isto era lenda para trapacear os pequenos. Olha que  sacerdotes e  doutores das leis conseguiam com facilidade, pois diziam ter o poder ao alcance divino!

            Todavia, os cegos que correram para libertar-se da cegueira tinham fé e acreditavam. Jesus perguntou: vocês acreditam que eu possa fazer isto? A resposta foi rápida:  "Sim, Senhor".Contudo, não foi somente o espírito emanado de Jesus que os curou, mas a fé dos enfermos. O acreditar na vida diferente, na vida do desprendimento, na vida de alteridade que a visão ficou aguçada. O mundo descortinou para os homens que buscavam livrar-se do impedimento de reconhecer o verdadeiro Reino.  Agora a realidade tem cores e tons. Em harmonia com o sujeito que sonha em explorar os mistérios oculto aos seus olhos.

            Hoje a cegueira impede o cristão a encontrar a dignidade da vida. São alienados pelo sistema  vigente que impera ideologia de superação através da luta diária. Entretanto, o sujeito trabalha, entrega-se na disciplina do sistema, priva-se da vida familiar, deixando os filhos a mercê da sorte, em troca de ilusões criadas no imaginário do homem pelos veículos de comunicação. Quantas vezes nega-se um pedido de um filho ou da esposa a fim de aumentar o capital para completar valores para adquirir quinquilharias. Neste caso apresenta-se para a sociedade como consumista e contemporâneo por fora, enquanto o seu interior fervilha de tensão para dar conta dos carnês, cartões de credito ou cheque pré-datado.

            Pura cegueira. É preciso enxergar-se com olhos libertos. Ver a realidade como é realmente. Os cegos correram atrás de Jesus e conseguiram. Contrariou Jesus ao "espalhar a boa noticia". Olha que Jesus disse: vão e não falem para ninguém o que aconteceu! Cabe a nós fazermos a mesma coisa: amar a novidade de Jesus, isto quer dizer, descobrir as mazelas que impedem o crescimento dos irmãos e denunciá-las para não deixar ninguém ser enganado ou maltratado por pura ignorância do desconhecimento. Ao alinhar-se com a proposta de Jesus o Reino começa a tomar formato desejado: lugar agradável que acolher todos por prazer. Quem assim seja, amém!
Aumente sua fé no Cristo que cura as cegueiras. Claudinei M. Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário