BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de nov. de 2011

Jesus curou muitos e multiplicou os pães - Vera Lúcia

QUINTA-FEIRA 01/12/2011

Mt 15,29-37

 

Jesus curou muitos e multiplicou os pães.

Este Evangelho é uma amostra do Reino de Deus, inaugurado na terra por Jesus. Os doentes são curados, os famintos são alimentados, formando-se o banquete da vida.

"Naquele dia, o Senhor dará, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias" (Is 25,6-9 – Primeira Leitura).

Tanto a cura dos doentes como a multiplicação dos pães nasceram, da compaixão de Jesus, uma compaixão ativa e dinâmica, que o levava a tomar iniciativas em favor dos que sofriam ao seu redor.

"Há mais felicidade em dar do que em receber" (At 20,35). Se o povo se alegrava, Jesus mais ainda. Quanta gente vive triste porque ainda não descobriu a felicidade de servir!

Como é triste sentir fome e não ter o que comer! Só mesmo quem não tem coração é capaz de negar um prato de comida a quem está com fome, seja ele ou ela quem for.

A quantidade de alimento que os discípulos tinham era irrisória, em comparação com a multidão faminta. Mas, mesmo assim, Jesus pegou os sete pães e os poucos peixinhos, "deu graças, partiu-os e os dava aos discípulos e estes às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos".

É de se destacar que Jesus organizou o povo, mandando as pessoas se sentarem. A organização é fundamental no Reino de Deus.

Deus está pronto a nos ajudar, quando queremos fazer o bem. O que ele quer é que demos o primeiro passo, façamos a nossa parte, apresentemos o pouco que temos, ainda que sejam sete pãezinhos para alimentar uma multidão. Se assim fizer, ele entra e opera maravilhas.

"E glorificavam a Deus." O testemunho de amor ao próximo anima as pessoas, traz alegria e vontade de rezar e de se converter a Deus.

Os problemas sociais têm solução, se cada um de nós fizer o que pode. Deus abre os espaços e nos mostra os caminhos. A parte dele ele faz, só não entra na nossa.

Os milagres de multiplicação de pães feitos por Jesus são também uma antecipação e um anúncio da Eucaristia. Ela é o novo maná do novo povo de Deus, peregrino pelo deserto da vida. "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come desta pão viverá eternamente" (Jô 6,51).

Certa vez, um bispo de uma diocese extremamente pobre do Norte do Brasil deu um depoimento sobre a sua diocese:

"O meu povo sofre muito, mas sofreria muito mais se não fossem as Comunidades cristãs.

As famílias se ajudam nas necessidades umas das outras. Temos as pastorais da liturgia, da catequese, saúde, da criança, da moradia, da terra...

Nem dá para imaginar o que seria do nosso povo, se não houvessem as Comunidades."

Como é gratificante ouvir isso! No meio de tanto pecado, há sinais claros da presença viva do Reino de Deus entre nós.

Maria Santíssima, nas Bodas de Cana, foi ousada; ou melhor, foi uma mulher de fé, ao pedir ao Filho que resolva o problema da falta de vinha durante uma festa. E deu certo. Que ela interceda por nós, a fim de que a imitemos.

Jesus curou muitos e multiplicou os pães.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário