BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

7 de nov. de 2011

“Jesus anuncia o fim dos tempos” – Claudinei M. Oliveira


                                      

Sexta - feira, 11 de Novembro de 2011.

                       

Evangelho –   Lc  17,26-37

 

 

            O Evangelista Lucas adverte sua comunidade quanto ao fim dos tempos. Não tem como prevê o dia e nem a hora em que tudo vai acabar. Os exemplos são garantias de que já aconteceram outras vezes e pegaram todos de surpresa. Em gêneses a família de Noé se preparou e conseguiram salvar das enchentes, mas aqueles que zombaram, foram engolidos pela água; a mesma coisa aconteceu com a cidade de Sodoma, tudo foi destruído de modo imprevisível. Não  tiveram tempo de levar nada, a não ser aquilo que conquistou na sua pessoa.

 

            Lucas mostra para sua comunidade que a melhor escolha é seguir contritamente a palavra de Deus. Ser fiel aos ensinamentos, cultivar o amor, a paz e a esperança. É preciso viver de modo a ser o último da vida. Assim, no momento em que for chamado não precisará lamentar ou pedir socorro para livrar de más situações.

 

            Outro anúncio à comunidade de Lucas é o despojamento. Não adianta construir um império, enriquecer por completo, viver na mordomia terrena, que ajudará a viver na eternidade com o Pai. Os bens materiais nada servirão para contar pontos, aliás, os bens construídos na terra atrapalharão a passagem para outra vida. Veja o que aconteceu com a mulher de Ló, não era permitido olhar para trás, teimou e olhou e o resultado foi à estátua de sal. Assim diz o Senhor: A pessoa que procura os seus próprios interesses nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo terá a vida verdadeira.  

 

            A vida do homem terreno é uma constante preparação para o Senhor. Tudo que o homem fizer estará voltando para si. Por isso que as práticas e atitudes do sujeito devem ser voltadas para a harmonia com Deus. A felicidade completa quando faz outro feliz, mas quando fizer algo que entristece o irmão o Reino de Deus distanciará cada vez mais do sujeito. A prática da justiça levará para o plano superior  junto ao Pai, caso contrário, não dará mais tempo.

 

            Será impossível conviver no mesmo espaço vontades diferentes. Por isso os justos serão escolhidos e os injustos serão banidos do Pai. A separação é óbvia. Mesmo no mesmo leito, marido e mulher, caso  um tenha vida desgarrada com Deus será separada; se duas pessoas estiverem juntas trabalhando, seja homem ou mulher, uma não correspondeu com a prática da justiça, não dará mais tempo, quando o fim do tempo chegar, uma irá para Deus e a outra sofrerá  diante de Deus no juízo final.

 

            O fim dos tempos chegará para todos. Onde estiver pessoas ou como disse Jesus para os discípulos:  Onde estiver o corpo de um morto, aí se ajuntarão os urubus, o tempo se completará. Não haverá um lugar especial para acontecer o fim do tempo. Mas cada um prestará conta de suas atitudes diante de Deus.

 

            Portanto, irmãos e irmãs em Cristo Jesus, cultivam a boa vivência e a felicidade com os irmãos. Nada esperam em troca das ações feitas para eles. Esperam sim, na alegria, de que Deus nos levará em breve para junto de si, entretanto, estejamos preparados para este encontro fraterno. Amém!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário