BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

25 de nov. de 2011

Festa da Imaculada Conceição... Diac. José da Cruz

08 de dezembro Quinta Feira

Evangelho  Lucas 1, 26-38

                                                          

                                                   

Quando o assunto é "Maria" o nosso grupo de Teólogos das comunidades entra em polvorosa, pois todos tem algo bonito a dizer sobre a Mãe de Deus.

___Sabe, esse evangelho me lembra a Eunice...Lembram-se dela? Era da equipe de liturgia, ainda jovem se formou em Medicina e nas férias partiu para a Amazônia com um grupo de voluntários para dedicar-se á população pobre de uma região miserável. - comentou a catequista Vera.

___É verdade, e depois ela não quis mais voltar, está por lá até hoje trabalhando com os missionários doando seus conhecimentos de medicina gratuitamente aos mais pobres, parece que ela deixou aqui um noivo de uma família abastarda.--- lembrou o Sebastião, que ajuda a zelar pela igreja.

___Olha gente, é bonito o que ela fez, mas não sei se deixaria minha filha fazer isso, ela não era de classe abastada, o pai um operário quase se matou na Fábrica para mantê-la nos estudos, investiu nela pois achou que sendo uma doutora, a Eunice iria depois enriquecer e realizar-se na vida....-   disse Dona Marta, da Pastoral da Acolhida.

___E quem falou que a Eunice não se realizou na vida? - Indagou a Vera.

___Mas escute minha gente, vamos falar de Maria ou da Eunice ? -  perguntou Marcos, do grupo de jovens.

___Bom, na verdade, quando falamos de uma mulher despojada, capaz de renunciar alguns sonhos de sua vida, para doar-se as pessoas, estamos sim, falando de Maria de Nazaré, cuja Festa da Imaculada Conceição celebramos neste 08 de dezembro.

__ Ah...mas a Eunice, de quem estávamos falando, não é tão pura e imaculada como Maria não, diziam algumas coisas meio cabeludas dela por aí, as amigas de Faculdade falavam que ela era "Fogo"....só se depois se converteu.....-  disse ironicamente Dona Tereza, que ainda confunde cristianismo com moralismo....

Em 1854 o Papa Pio XI tinha proclamado solenemente o dogma da Imaculada Conceição de Maria, Virgem antes do parto, durante o parto e depois do parto. Então, quatro anos depois, a própria Virgem Maria, em pessoa, quis confirmar este dogma. Foi quando em 25 de março de 1858, na festa da Anunciação, revelou seu Nome a Santa Bernadete nas aparições de Lourdes. Disse-lhe ela:"Eu sou a Imaculada Conceição".

___Então gente, é isso que estou falando, todos nós gostamos da Eunice e até temos saudade dela, mas vocês sabem que ela não era virgem coisa nenhuma....

Pois é, a Igreja por muito tempo teve um olhar moralista a partir desse dogma, achavam até que o ato sexual no casamento era pecado, e que as mulheres tinham, que ser puras e imaculadas como Maria Santíssima.

___Ué ? Não estou entendo mais nada, Maria foi concebida sem pecado original, era toda pura e imaculada sim, não se pode dizer o contrário! -  Comentou Dona Tereza, que pelo jeito considerava Eunice uma depravada....esquecendo-se que ela, como Maria, desfez os seus planos, renunciou ser uma Doutora Rica e famosa na sociedade, para dedicar-se á uma causa mais nobre, vivendo desse modo a Santidade ensinada por Jesus...

___Olhe meus irmãos e irmãs, o assunto é apaixonante mais vamos fechar a reflexão assim: o Dogma da Imaculada tem dois objetivos importantes, primeiro preservar a Virgindade de Maria, não porque a sexualidade é um pecado, ao contrário é bênção de DEUS porque traz a vida ( isso reforça para nós porque o aborto é um pecado grave), mas Jesus foi gerado por obra do Espírito  Santo, foi um a ação Divina e não teve necessidade da participação humana, em segundo, o ventre daquela que iria gerar o Salvador não poderia estar contaminado com a mancha original, que marca toda vida humana gerada pela carne. Todos os Dogmas Marianos estão em relação direta com Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Portanto, Maria de Nazaré deixou de lado seu projeto de Vida para ser a Serva do Senhor, isto é, que a sua Vontade se cumprisse na Vida de toda humanidade através dela. A Doutora Eunice fez a mesma coisa, para fazer a vontade de Deus, que é para que todos os homens tenham vida e a tenham plenamente, Deus a enviou lá naquele fim de mundo, deixou de lado seus projetos de vida e talvez os de sua família, e dedicou-se a uma nobre causa tanto como Maria, tanto como qualquer Dona de Casa, que compreende a grandeza e a beleza da sua missão de ser esposa e Mãe, cumprindo a Vontade de Deus.

Maria é a mãe querida de nossa Igreja e de todos nós, merece todo apreço, carinho e devoção, deve e precisa sempre ser exaltada por todas as gerações, porque Nela o Verbo Divino se fez homem, todos os títulos que dermos a Maria nunca irão esgotar o santo e profundo mistério que nela há mais....

Não foi uma super mulher, apenas teve a honra e o privilégio de ser a primeira cristã, a primeira discípula, a primeira a ser salva, pois nela Deus antecipou a Salvação, e teve a honra e o privilégio de ser a primeira a entrar no céu, na comunhão plena com Deus e a Trindade Santa, que nossa Mãe Eva tinha perdido por causa do pecado.

Oh Maria Concebida sem pecado original, toda pura e Imaculada, ROGAI POR TODOS NÓS !

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário