BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

10 de nov. de 2011

“Fé curou o cego” – Claudinei M. Oliveira


                                      

Segunda - feira, 14 de Novembro de 2011.

                       

Evangelho  Lc  18,35-43

 

 

            O evangelista Lucas apresenta um diálogo de fé impressionante entre o homem cego e Jesus, mesmo advertido pelas pessoas o homem continuou a gritar por Jesus, sabia que fazia milagres e curava os enfermos. O objetivo deste era poder enxergar o Filho do Homem com os olhos abertos, ou seja, com o olhar de compromisso com a missão de novos tempos. O cego não perdeu tempo e gritou:  "Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!"  Jesus respondeu: "o que você quer que eu faça por você?"  O cego disse:"Senhor, eu quero ver de novo". Jesus completou: "Veja. A sua fé curou você".

 

            A cura do cego simboliza a fé, que é a visão do compromisso com o mestre. O que aconteceu com o homem cego serve de ponto de partida para nossa caminhada. O cego esperava chegar a Jerusalém para a festa da páscoa, a festa da libertação. Não era fácil chegar até o centro da animação da festa. Ninguém queria levá-lo. Resolveu permanecer sentado à beira da estrada a espera da sorte. Mas percebe algo diferente. Sente o cheiro atrativo no ar. Sente a presença de Jesus aproximando.  

 

            A fé é tamanha que pode enxergar Jesus, ou seja, as injustiças que anuviavam e ofuscavam sua visão, de repente, num estalar de dedos, foram descortinadas para a grande festa, e/ou para o grande encontro com o libertador. O que não enxergava, ou tudo que permanecia oculta a alegria do homem, volta-se para seus olhos com dignidade: encontrou o filho de Deus para libertar do mundo egoísta e maldoso com seu povo; agora está diante da Luz que clareará seus passos para o mundo da transformação. 

 

            O povo que presenciou o encontro ficou admirado pela insistência do cego, não imaginava que alguém tinha tanta certeza do que estava fazendo. Assim, não só conseguiu libertar da cegueira como passou a seguir os passos de Jesus.

 

            Quantas pessoas que nos surpreende a cada dia! Quantas pessoas que de um momento para outro  deixa tudo para dedicar somente a cuidar  de doentes, dos sem moradias, dos menores abandonados, dos excluídos da vida. Estas pessoas conseguiram retirar a venda dos olhos e passaram a enxergar o reino de Deus. Cansaram de serem enganadas, cansaram de ver o irmão sendo dilacerado pelo poder e pelo ódio da ganância, agora resolveram colocar-se a serviço do Reino, a serviço de Deus.

 

            Em contra partida também encontramos pessoas, inclusive nós, que não saem da igreja, expressa um sentimento a Deus, calejam os joelhos de tanto curvar-se para rezar, mas não expressam a fé de tamanha veemência. Tudo não passa de aparência. Acreditam no Deus vivo e poderoso, mas não conseguem ir além da oração do Pai Nosso e da ave Maria.  

 

            E nós, vamos fazer como os discípulos que não compreenderam nada do que Jesus disse, ou vamos ficar sentados a beira da estrada a espera do dia do Senhor e contar com a sorte de passar bem onde estamos?  O momento de retirar as vendas dos olhos já chegou, o Reino está bem perto de nós, muitas coisas deverão fazer de olhos bem abertos para não perder o bonde, tenhamos fé e acreditamos nas Palavras da Sagrada Escritura para caminharmos rumo a libertação. Amém!

https://mail.google.com/mail/images/cleardot.gif

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário