BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de nov. de 2011

"Dormindo no ponto..." – Dia. José da Cruz

26 de Novembro  Sábado

Evangelho Lucas 21, 34-36

 

      

"Deu bobeira... cochilou o cachimbo cai.. dormiu no ponto... vacilou" . São expressões que muitos ainda usam nos dias de hoje, para afirmar que uma oportunidade foi perdida por alguém, oportunidade de mudar de vida, de mudar o rumo e direção, e no nosso caso, oportunidade de encontrar-se com Deus em Jesus Cristo, e fazer com ele uma profunda experiência de vida em nossa caminhada terrena.

Esse "Estar aberto" para o encontro, e para fazer essa experiência, é algo muito importante que Jesus chama de "Vigilância", o Vigilante é aquele que está sempre atento a algo que está por vir ou acontecer, dizem que um homem prevenido vale por dois e isso na nossa vida de Fé é mesmo a mais pura verdade. Mas aqui surge uma pergunta interessante: se o texto fala da volta do Filho do Homem, a gente já pensa no pós morte, como é que após a nossa morte vamos estar vigilantes para nos encontar com o Senhor que vem? A noção de vigilança só tem sentido em nossa vida terrena, pois aquele que vigia, é porque espera por algo que ainda não está vendo, mas que vai chegar e isso alimenta a sua esperança...

Por exemplo, poderia perguntar aos nossos leitores: que experiência de Deus presente em Jesus Cristo, vocês fizeram hoje em suas vidas ? Muitos pensam que só se experimenta Deus ao ir na Igreja para a missa ou celebração, ou quando se reza e aí é que a gente se engana.

Mateus estava em sua banca de cobrança de impostos, quando Jesus o chamou, os quatro primeiros discípulos estavam na lida da pesca á beira mar, quando conheceram e experimentaram Jesus, tornando-se seguidores, Zaqueu o estava procurando, é verdade, mas estava em cima de uma árvore. O Senhor vem ao nosso encontro em momentos que jamais esperamos, em horas totalmente inoportunas, pois ao ir a Igreja, claro que a gernte já vai preparado para a celebração e oração, a gente já vai com a intenção de encontrá-lo e experimentá-lo...mas em nosso dia a dia, nas coisas que fazemos, nos lugares onde vamos, na escola ou no trabalho, no trânsito ou na fila de um banco, no ônibus ou no trem, no hospital ou em meio a algum espetáculo, será que nesses lugares estamos sempre preparados para reconhecer o Senhor que vem ao nosso encontro, e que se deixa experimentar por nós ?

Pois é, se vivermos a nossa religião apenas em certos dias e horas certas, durante os encontros da comunidade, mas depois nossas preocupações se voltam para o dia a dia, a sobrevivência, os bens materiais, a conta corrente, as contas a pagar, a comida e a bebida, Jesus nos pegará de improviso, pois Religião é Vida, celebramos o que vivemos e vivemos o que celebramos e se a nossa oração não se transforma em ação em nosso dia a dia, algo está errado, provavelmente estamos com o coração pesado, e sonolentos iremos pegar no sono da indiferença em relação a Deus, e nem vamos nos dar conta de que ele vai conosco aonde formos, ele age em tudo o que fazemos.

Aqui a gente pode até se lembrar daquela música do querido Pe Zézinho, para guardar a reflexão em nosso coração "Quando Jesus passar, eu quero estar em meu lugar...". Poprtanto, vigiem, não durmam no ponto e nem percam esse Bonde maravilhoso da graça de Deus....

E assim fechamos mais um ano litúrgico e amanhã começa o ano B com o 1º Domingo do advento, onde o evangelista Marcos se junta a nós nessa caminhada da Igreja.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário