BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de nov. de 2011

A conversão de Zaqueu - Nancy

15/11/2011: 3ª feira


"Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa." – Nancy

Lc 19,1-10

            Vejam bem que lição de vida nos dá Jesus Cristo neste evangelho de hoje, como, aliás, podemos aprender d'Ele em todas as situações e momentos de sua peregrinação missionária pela terra.

            Os cobradores de impostos eram considerados pessoas pecadoras que exploravam o povo e, portanto, não podiam participar da vida social e religiosa em Israel. Eram impuros, por isso estavam excluídos de tudo e condenados ao ostracismo.

            Zaqueu, homem rico e de estatura baixa, era o chefe dos cobradores de impostos. E desejava conhecer Jesus – o Filho do Homem – que tanto era  reconhecido pelos seus milagres e prodígios, que tantos propagavam o seu poder e a sua autoridade.

            Sendo impedido de vê-lo, em virtude não somente de sua baixa estatura, mas também da multidão que o acompanhava, Zaqueu subira numa figueira à espera de sua passagem, quando ouviu o Mestre lhe dizendo: "Zaqueu, desça depressa, pois hoje preciso ficar na sua casa."

            Qual não fora a surpresa de Zaqueu, (imaginamos!), haja vista que ele era o chefe dos cobradores de impostos, criticado pelos fariseus como um pecador inveterado.

            Jesus, porém, não discriminava pessoas, as acolhia e socorria independentemente de raça, cor, profissão, classe social... Dessa forma fez também com Zaqueu, hospedando-se em sua casa, ouvindo-o, compreendendo-o, manifestando o seu carinho e amor incondicional por ele, como ser humano acima de tudo!  

            Assim Zaqueu superou os obstáculos que o impediam de se aproximar de Jesus de Nazaré e usufruiu da oportunidade de ter uma experiência de vida com e em Jesus. Hospedá-lo em sua casa fora um momento propício à sua conversão, momento de rever os seus princípios, repensar e refazer a sua caminhada, mesmo como chefe dos cobradores de impostos. 

            Certamente, irmãos e irmãs em Cristo, também nós muitas vezes encontramos obstáculos para não nos aproximarmos mais de Jesus. Ou, por outras vezes, buscamos obstáculos como desculpas para não termos proximidade com Ele, colocando em segundo plano o verdadeiro compromisso de cristão.

            Sabemos que Jesus nos ama e estará pronto para nos acolher a qualquer momento, mesmo que estejamos cheios de pecados. Basta abrirmos as portas da nossa casa, da nossa vida e do nosso coração para Ele entrar.

            Façamos um exame de consciência: quais os obstáculos que nos impedem de um encontro mais profundo com Deus Pai, na pessoa de Jesus Cristo, o seu ungido? Estamos nos esforçando para buscar esse encontro com Jesus?

            Que Maria, mulher corajosa que não fraquejou ao dizer o "Sim", nos conduza à superação de tudo o que nos afasta de Cristo Jesus, de tudo que nos distancia de sermos mais igreja. Amém!

            Abraços fraternais na paz do Senhor!

            Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário