BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de out. de 2011

A Sagrada Família foge para o Egito - Sal


26 de dezembro

 


O anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar.

Do jeito que os profetas anunciaram Jesus, realmente dava para os poderosos ficarem preocupados. Jesus foi anunciado como futuro rei de Israel. E Herodes, assassino, prepotente, violento e covarde, com medo de perder o seu emprego, mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo.

Mas Deus não se deixou vencer por Herodes, e antes que o pior acontecesse, salvou seu Filho. A Sagrada Família, seguindo as instruções do anjo do Senhor, fugiu para o Egito. Foi uma viagem muito penosa, para José, Maria e O Menino Jesus. Enfrentaram a dureza do deserto, e por incrível que pareça, foram ajudados por um salteador de caravanas.

Partiram no escuro da madruga­da. Com o nascer do sol, a areia do deserto começou a queimar a vista. Tudo tinha tonalidade de ouro derretido. O calor aumentava à medida que as horas corriam, eles não estavam acostumados a um clima daqueles. As caravanas se distanciavam a passos rápidos e a montaria não acompanhava. Começou a soprar o simum, o vento que traz a primavera. No começo, fraco. De repente arrebentou-se em tempesta­de tão forte que quase os jogava ao chão. Batendo na pele, a areia pi­cava como agulha. Nenhuma árvo­re por perto. Maria, horrorizada, olhou para os cascos da montaria; pareciam estar se afundando! Ter­rível! Se interrompessem a mar­cha, corriam o risco de serem se­pultados. Prosseguir era impossível. Maria apeou. Encolheram-se os três junto ao dromedário e, cobrindo a cabe­ça com o manto, rezaram para que a tempestade se acalmasse. Maria apertava desesperadamente Jesus contra o peito, com medo dele se su­focar.

Foi quase urna hora de agonia. Inesperadamente, do mesmo modo que começaram, as lufadas cede­ram. Tudo ficou em silêncio. José, assombrado, empurrou a manta co­berta de poeira.

- Maria. Isso foi um mila­gre?

Ela não teve coragem de responder.

A areia tinha apa­gado o caminho, e ele perdeu o ru­mo. Entretanto, procurando não apavorar a mulher, tomou as ré­deas e prosseguiu.

Tudo era desolação: Só se via céu, terra e deserto. O pequeno Jesus começou a chorar. Maria lutava por refres­cá-lo espremendo o odre úmido. Mas ela e José também sentiam a garganta queimando e os olhos ar­dendo. O desespero aumentou por­que não apareciam sinais de vida.

De repente, no ho­rizonte, percebeu um cavaleiro. Depois outros. Mais outros! Maria ficou apavorada com a cor das ca­pas ao vento, e o grito cortou a planície:

- José! São os soldados de He­rodes!

José firmou a vista. Eram mais de vinte que vinham direto para eles. O suor começou a escorrer do rosto de José. O animal, sossegado, era incapaz de se apressar. Maria crispava as mãos, agarrando-se a Jesus.

-Depressa, José, DEPRESSA! Para onde ir? Os cavalos eram velozes, José não conseguia sair do lugar. Tudo aconteceu muito rápido e os homens se precipitaram sobre eles. Maria não viu mais nada. Apenas se dobrou num desespero sobre-hu­mano, protegendo com o próprio corpo o filho tão querido. NÃO MATEM O MEU FI­LHO! gritava. O chefe do bando puxou as ré­deas e desceu a mão à espada. José caiu de joelhos. Tão aterrorizado que não tinha voz.

- Misericórdia! Misericórdia! A explicação de José durou uma eternidade. O desconhecido ouviu, impassível. Brilhava nos olhos dele o cobre dos últimos raios do sol da tarde.

- Vocês são uns malucos! Ob­servou, afinal. - Como pensam atravessar o deserto, sozinhos? O deserto é traiçoeiro, e quem não es­tá acostumado a lidar com ele acaba mal. Vamos para o acampamen­to. Amanhã a gente cuida de trocar esse animal e unir vocês a uma carava­na ... se realmente desejam chegar vivos ao Egito!

Maria sentiu que os nervos, de repente, relaxavam. Então ela bei­jou Jesus porque não podia beijar as mãos daquele bendito salvador.

Pasmem! Os desconhecidos eram salteado­res de estradas. Viviam em tendas porque sempre precisavam mudar devido às constantes perseguições que sofriam. Entretanto, para Ma­ria e José as tendas pareciam caste­los erguidos na areia. Maria se sentiu segura. A mulher do chefe do bando era muito calada e tinha um filho mais ou menos da idade de Jesus. Ela ofereceu leite, queijo, frutas secas e mel. Quando terminou a refeição, as mulheres senta­ram-se em almofadas para conver­sar enquanto os homens, lá fora e ao redor do fogo, contavam histó­rias do deserto. José simpatizou com os foragidos que cantavam e divertiam-se apesar de saberem que estavam com o pescoço a prêmio.

No dia seguinte, preparados para partir, a mulher do chefe apareceu à entrada da tenda com o filho no colo:

-Adeus, Maria! despediu-se ela timidamente.

Maria acenou a mão do Menino Jesus. - Diga adeus ao pequeno Di­mas, Jesus!

Depois o grupo se afastou. Eles permaneceram com a família até que viajantes surgiram na estrada. Mais um aceno, e os benfeitores de­sapareceram como se engolidos pe­la areia.

- Coitada dessa gente, José!

Eles foram bons para nós....

(Extraído da Coleção: A vida de Cristo – Editora Três)

Sal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário