BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de out. de 2011

Quem se eleva, será humilhado – Missionários Claretianos

 

 

Santos do Dia: Abraão de Rostov (abade), Ana de Constantinopla (viúva, eremita), Baldo de Sens (eremita), Colmano de Kilmacduagh (bispo), Elfleda de Ramsey (abadessa), Ermelinda de Meldaert (virgem), Estêvão de Caiazzo (bispo), Eusébia de Bérgamo (virgem, mártir), Germano, Rufo, Ismio, Ismidon e Joire (monges de Talloires), Jacinto, Quinto, Feliciano e Lúcio (mártires), João de Autun (bispo), Kennera da Escócia (virgem, mártir), Maximiliano de Lorch (bispo, mártir), Narciso de Jerusalém (bispo), Sigolino de Stavelot (abade), Teodoro de Viena (abade), Terêncio de Metz (bispo), Zenóbio de Antioquia (mártir).

Primeira leitura: Romanos 11,1-2a.11-12.25-29
Se a rejeição de Israel foi reconciliação para o mundo, o que não será a sua readmissão, senão a passagem da morte para a vida?
 
Salmo Responsorial:
 Sl 93 (94), 12-13a. 14-15. 17-18 (R/. 14a)
O Senhor não rejeita o seu povo!
Evangelho:
 Lucas 14,1.7-11
Quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado.

Geralmente há uma hierarquia em um banquete, como em toda sociedade. Jesus denuncia a prática de alguns convidados que sempre escolhiam os primeiros lugares, levados por um desejo de honra e glória. Jesus rejeita aqueles que gostam de receber saudações e reverencia nas praças, como se fossem os melhores.

Jesus abomina esse tipo de hierarquia para proveito pessoal. O Reinado de Deus, proposto por Jesus, é uma verdadeira revolução em relação a essa estruturação da sociedade que privilegia os mais espertos. No reinado de Deus a hipocrisia é destronada, como o dono das bodas destronava os convidados auto-suficientes.

Convidados desse tipo contaminavam a sociedade, pois o controle era regido por critérios de poder. A humildade é um dos valores fundamentais do Reino, assim como o interesse e a generosidade para com os mais necessitados. É sabido que essa virtude nem sempre encontra eco na sociedade.

No banquete do Reino mudam-se os postos e valores: não há primeiros lugares, nem por direito nem por cortesia. A excessiva valorização de si mesmos deve dar lugar à humildade, isto é, igualdade de oportunidades.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário