BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

21 de out. de 2011

Quem ama é feliz - Missionários Claretianos

 

 

Quarta-feira, 26 de outubro de 2011

30ª Semana do Tempo Comum

Santos do Dia: Alano e Aldro (bispos), Albino de Buraburg (monge, bispo), Aneurin e Gwinoc (monges), Bean de Aberdeen (bispo), Cutberto de Cantuária (monge, bispo), Eadfrido de Leominster (monge), Eata de Hexham (monge, bispo), Evaristo (papa, mártir), Fulco de Pavia (bispo), Gaudioso de Salerno (bispo), Gibitrudes de Faremoutiers (virgem), Humberto de Fritzlar (monge), Luciano, Marciano, Floro e Companheiros (mártires da Nicomédia), Quadragésimus de Policastro (subdiácono), Rogaciano e Felicíssimo (mártires), Rústico de Narbona (bispo), Sigibaldo de Metz (bispo), Valentim e Graça (mártires), Virílio de Leyre (abade).

Primeira leitura: Romanos 8, 26-30
Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus. 
Salmo responsorial: Sl 12 (13), 4-5. 6 (R/. 6a)
Senhor, eu confiei na vossa graça!
Evangelho: Lucas 13, 22-30
Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus.

Na primeira leitura, Paulo parece afirmar, com suficiente clareza, que o universo físico não se limita a ser simples expectador da salvação e da glória do homem redimido, mas que também irá compartilhar dessa realidade. Isto é algo que Paulo supõe entre o universo e os cristãos.

Se o ser humano superou em Cristo o destino de maldição e morte, o resto da criação também o superará. O projeto salvador de Deus está aberto a todo aquele que queira recebê-lo, além de ser um dom gratuito. As palavras de Jesus sobre a entrada no Reino explicam claramente a dificuldade e as exigências do seguimento.

São palavras ameaçadoras para quem era destinatário da mensagem e não soube acolhê-la; por outro lado, que virão homens e mulheres de todos os lugares para fazer parte desse Reino. A porta estreita não descreve o resultado do juízo, mas é a expressão do esforço que se exige para entrar.

Lucas o descreve bem quando diz que consiste em seguir Jesus, escutar suas palavras e agir em conseqüência, pondo em prática a justiça e o amor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário