BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

24 de out. de 2011

“A que é semelhante o Reino de Deus” – Nancy

 25/10/2011:  3ª feira



Lc 13,18-21

Jesus disse: 
- Com o que o Reino de Deus é parecido? Que comparação posso usar? Ele é como uma semente de mostarda que um homem pega e planta na sua horta. A planta cresce e fica uma árvore, e os passarinhos fazem ninhos nos seus ramos. 
Jesus continuou: 
- Que comparação poderei usar para o Reino de Deus? Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura em três medidas de farinha, até que ele se espalhe por toda a massa. 


25/10/2011:  3ª feira

"Ser semente e fermento no lugar em que se encontrar... " – Nancy

Lc 13,18-21

            Mais duas parábolas utilizadas por Jesus para falar do Reino de Deus que, semelhante ao grão de mostarda, semente pequeníssima, se transforma numa grandiosa árvore; e ao fermento que, em pequena medida, leveda a massa, torna-se invisível, fazendo-a crescer, transbordar e produzir.

            A semente é a essência de cada ser vivo e nela jaz, adormecido, uma árvore. Árvore que tal como a semente de mostarda dá sombras e galhos para os passarinhos se abrigarem, fazerem seus ninhos, ou flores e frutas abundantes que alimentam os seres vivos.

            Uma semente também é o gérmen de uma trepadeira, de um arbusto, de uma planta rasteira... Uma semente, na verdade, é a maravilhosa gestação da vida! Por isso Jesus Cristo, em suas parábolas, se utiliza da semente como simbologia para falar da fertilidade, da produtividade, dos bons e maus frutos.

            Com autoridade, conhecimento e sabedoria, Jesus Cristo se apropria das coisas mais simples do cotidiano das pessoas para falar do Reino de Deus – um grandioso projeto de amor, anunciando a Boa Nova a todos. E, partindo da simplicidade, tece comparações para explicar a sua missão na terra, bem como a missão de cada pessoa neste mundo: ser semente e fermento no lugar em que se encontrar.  

            Neste evangelho de hoje, narrado por Lucas, a semente pequenina – o grão de mostarda –, e o fermento, que faz crescer o pão da dona de casa, são os elementos utilizados por Jesus para levar o evangelho aos irmãos.

            Assim é o Reino de Deus que, através dos pequenos e humildes se agiganta, produz coisas grandiosas aos nossos olhos.  Assim é o Reino de Deus que, através dos pequenos gestos, das poucas palavras dos humildes, vai como o fermento levedando a massa, ou seja, se alastrando cada vez mais por toda a comunidade, disseminando a Boa Nova de Jesus.    

            Duas coisas tão elementares, "semente e fermento", que crescem, produzem, proliferam, alimentam. Semente e fermento que, na vida do cristão, processam transformações na própria pessoa, na família, comunidade e no mundo.

            Pensemos: com qual tipo de semente somos semelhantes? Pequenas, mas produtivas? Ou viçosas, mas estéreis! Somos fermento de boa qualidade, daquele que pouca medida é suficiente para levedar a massa, extravasando-a, ou somos fermento com prazo de validade vencida, que não deixa a massa crescer e acaba estragando tudo...

            Que a palavra de Deus germine em nossos corações como a semente de mostarda, de maneira profícua, e que sejamos o fermento que leveda a massa, transbordando amor e justiça a todos que nos rodeiam. Amém!

            Abraços fraternos em Cristo Jesus!

            Nancy – professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário