BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

2 de out. de 2011

“A parábola do bom samaritano” – Claudinei M. Oliveira

       

Segunda - feira, 03 de Outubro de 2011.

                                     

Evangelho   Lc 10,25-37

 

 

            Jesus continua dialogando com mestre da Lei na cidade grande de Jerusalém. Querendo irritar Jesus, o mestre  da Lei fez pergunta desconcertante, mas as respostas são dadas pelo próprio opositor. Neste contexto a sabedoria de Jesus ultrapassa a jogada do mestre em querer confundi-lo com indagações do convívio do povo.

 

            Ao perguntar para Jesus quem era o seu próximo, o mestre da Lei imaginava ter uma resposta convincente com muito efeito e reflexão. Entretanto, o próprio mestre respondeu na essência quem é o seu próximo: "Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo." Não era preciso ir longe para buscar uma resposta para uma simples indagação. Pois quem ama o seu Senhor plenamente e aquele que está a sua volta de coração como a si mesmo, estará amando e vivenciando o seu próximo. Assim, o próximo é aquele que merece e necessita de ajuda em certo momento e, sem perder tempo, a ajuda à necessidade é realizada por  quem aproximar primeiro.

 

            Para ilustrar a resposta do mestre da Lei Jesus conta a parábola do bom samaritano. Esta parábola  é bem atual para quem quer aproximar  da conversão e queira aprender a amar com dignidade os irmãos oprimidos. Pois foram vários que passaram perto do homem que necessitava de ajuda, mas não pararam. A solidariedade só aconteceu quando um samaritano de coração puro e temente a Deus, teve compaixão e solidarizou-se com o empobrecido. Nem o sacerdote e nem o Levita tiveram coração humilde para solidarizar-se com o peregrino surrado e roubado.

 

            Caro leitor, quem são os samaritanos da vida de hoje que realmente validam a unidade do próximo? Quem são os samaritanos de hoje que ajudam com determinação, vontade, força e fé pessoas que não estão em seu convívio? Quem são os samaritanos de hoje que se voltam para o outro sem a negociata ou algo em troca? Será que existem pessoas que prezam os empobrecidos, os surrados, os lascados da vida, os endividados, os enfermos, os esfomeados?

 

            Não quero insinuar pessimismo. Mas são poucas as pessoas que realmente vivam a unidade com o próximo. São poucas pessoas que dirigem ao outro com carinho e amor verdadeiro. Ainda falta muito para aprendermos a amar, a viver, a querer, a buscar o próximo. O mundo nos ensina a individualidade, a sermos indiferentes  e a não enxergarmos o outro que tanto pede socorro. O mundo continua  ensinado a deixar de lado os necessitados para não termos prejuízos.

 

            Com certeza o  mestre da Lei ficou pensativo. Como um sacerdote pode negar auxílio para uma pessoa que realmente necessita de ajuda? Ele está contradizendo o que prega nas sinagogas, ou será que o maltrapilho não faz parte do Reino de Deus? Entretanto, Jesus precisava catequizar estes falsos doutores das Leis, os falsos sacerdotes e os homens que comandavam a política da cidade grande. Ali, na cidade grande, residia a causa da miséria, da injustiça e da insatisfação. A causa de todos os males deveria ser eliminada para que a Palavra de Deus pudesse fluir com serenidade e sem pretexto em tirar proveito da situação para enganar o povo humilde.  

 

            Portanto, Jesus finaliza a parábola do bom samaritano afirmando:   pois vá e faça a mesma coisa. Ou seja, seja um samaritano ao reconhecer no outro a extensão do Deus compassivo e misericordioso. Não fique somente nas palavras, mas aja, faça acontecer, faça  valer a força do Espírito Santo que tanto buscamos para nos fortalecer em nossa caminhada. Seja um BOM SAMARITANO e aprendamos a amor o próximo como nos amamos. Amém! 


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário