BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

9 de out. de 2011

Os judeus pediam um sinal do céu... Nancy

10/10/2011: 2ª feira

"Aqui está quem é mais do que Jonas" – Nancy

Evangelho - Lc 11,29-32

            O evangelho de Lucas de hoje mostra que os judeus pediam um sinal do céu para acreditar em Jesus Cristo, o Messias, enviado do Pai.  

            Os homens custavam a acreditar em Jesus Cristo, reconhecendo-O como o Messias presente no meio deles. Necessitavam de coisas visíveis e prodigiosas para crer e fortalecer a sua fé!

            Assim era a geração humana do tempo de Jesus! Assim é a geração humana deste nosso tempo: muitos ainda precisam ver para crer – os "São Tomes" da vida. 

            É importante compreendermos a história de Jonas que, chamado por Deus, foge e embarca para outro lugar, desobedecendo ao Senhor. No entanto, é engolido por um peixe, ficando três dias nessa clausura. Mas se converte e é cuspido na praia, convertendo os ninivitas. .

            Pois sim: os ninivitas acreditaram no profeta Jonas. De forma similar nós também devemos crer nas palavras de Jesus – o Messias, porque Ele é maior do que Jonas e Salomão. Afinal, nos declaramos cristãos, porque somos batizados na Igreja Católica e professamos a cristandade, e porque temos a fé como princípio de vida espiritual.

            Não precisamos pedir sinal algum para reconhecer Jesus Cristo em nossas vidas! Inúmeros sinais acontecem todos os dias, e passam despercebidos por nós. Que sinais maiores poderíamos querer ou esperar além das catástrofes que assistimos pela televisão, da inversão de valores éticos e morais em nosso cotidiano que assolam famílias e comunidades? E são sinais visíveis que testificam a impotência do homem diante deste mundo do imediatismo!

            Relembremos: para os fariseus o Messias ainda estava por vir, seria alguém com extremo poder e glória, que libertaria o povo do jugo do império romano. Não esperavam, porém, alguém nascido num berço de pobreza, de família humilde, de um simples carpinteiro!

            Por isso Jesus, indignado diante da dureza de coração dos fariseus, diz: "... a essa geração não será dado nenhum sinal", e vai embora. De que adiantariam sinais a quem a fé – o principal ingrediente da espiritualidade – lhe faltava?

            Pensemos: Será que também somos como os fariseus, incapazes de ver os sinais de Cristo na terra? Será que também somos como os fariseus que esperamos sinais prodigiosos, brotando das mãos de Jesus Cristo, similares aos feitos de Moisés para intimidar o faraó?

            Irmãos e irmãs: estamos no mês das missões, mês de Maria que teve a missão de acolher o filho de Deus Pai – Jesus Cristo!  Oremos a Deus pedindo que nos conceda momentos de caminhada missionária, propícios a enxergarmos os sinais de Deus em cada irmão necessitado, material ou espiritualmente. Amém!

            Abraços fraternais.

            Nancy - professora

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário