BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de out. de 2011

“Jesus realiza uma cura em dia de sábado” Rita Leite

"Jesus realiza uma cura em dia de sábado" Rita Leite

 

Segunda-Feira 24 de outubro

Evangelho Lucas 13, 10-17

Jesus estava ensinando na Sinagoga, vendo a mulher que sofria daquele mal há dezoito anos se compadece e a cura. É lindo ver como Jesus percebe o sofrimento do povo, mesmo a distância.  Sabemos que naquele tempo as mulheres não ocupavam os primeiros lugares no templo junto aos homens. Então podemos deduzir que ela estava a certa distância de Jesus. Mas seu divino amor foi capaz de encontrá-la em meio à multidão. Jesus a liberta das amarras que a mantinham encurvada submissa a um sistema injusto que excluía.

 Jesus é duramente criticado pelo chefe da sinagoga que não tinha percebido aquela pobre mulher como filha de Deus. Ao invés de ajudá-la a se reintegrar na sociedade ele recrimina Jesus por ter feito uma cura em pleno sábado. O cumprimento da lei pura e simplesmente não traz vida nem libertação. São Paulo nos diz: A letra (lei) mata é o Espírito que dá a vida. 2Cor 3,6

A cura realizada por Jesus em dia de sábado deveria ser motivo de alegria por ser um sinal da ação de Deus no meio de seu povo.

 Tomemos cuidados para que não venhamos a agir como os fariseus e doutores da lei que em vez de valorizar a pessoa humana, nós as excluímos com nossas doutrinas que nem sempre condizem com o amor que devemos oferecer ao irmão. Jesus nos ensinou a ter um olhar de amor para com o próximo. Às vezes olhamos para uma pessoa, mas não a vemos, é como se tal pessoa fosse invisível. Olhamos superficialmente, exemplo disso é que não damos à devida importância ao irmão que senta ao nosso lado no banco da Igreja. 

Deus sabe que não sou exemplo para ninguém, mas quando celebro, não sei se é litúrgico ou não, mas depois da saudação inicial eu peço que os irmãos olhem para a pessoa ao lado dê um sorriso, um abraço, acho que é uma forma de quebrar o gelo. Porque às vezes passamos a celebração inteira perto de alguém e somente na hora da paz nos dirigimos a tal pessoa e às vezes nem olhamos nos olhos, é um aperto de mão frio, o momento da paz deve ser uma alegria, pois estamos desejando a  paz de Cristo ao outro. Aprendamos com Jesus a olhar para o outro e quem sabe assim enxergaremos as suas necessidades de ser amado e incluindo na grande família de filhos e filhas de Deus.

Em Cristo

Rita Leite 

Nenhum comentário:

Postar um comentário