BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de out. de 2011

“A grande missão de Jesus” – Claudinei M. Oliveira

       

Sexta - feira, 14 de Outubro de 2011.

                                     

Evangelho –   Lc 12,1-7

 

 

No Evangelho de hoje Luca apresenta o diálogo de Jesus com seus discípulos. A grande missão de Jesus  consiste na libertação do povo sofredor. São pessoas isoladas, espoliadas, maltratadas que servem como carga de recursos do homem importante da época. Ao advertir os discípulos envereda-os para fugir do farisaísmo e da hipocrisia. Os dominantes pensam que Deus não vai enxergar suas ações de morte, por isso pode amedrontar os pequenos, fazendo-os trabalhar sem tréguas. Entretanto, Jesus conserva no coração dos discípulos o amor respeitável com os mais frágeis, com os perseguidos para visualizar novos caminhos fraternos.

 

Com a proposta de libertação Jesus foi perseguido e colocado à toda a prova. Tentaram intimidar com perguntas sarcásticas, com exemplos culturais que oprimiam o povo, com tradições retrogradas e com convites desconcertantes. Jesus tirou tudo isso de letra. Não tremia diante dos fariseus e nem diante dos doutores das Leis. Lembra-se de quando Jesus foi levando pelos pais ao Templo de Jerusalém  aos doze anos. Jesus permaneceu com os doutores das Leis  por três dias em discussão calorosa. Já mostrava ainda adolescente a perspicácia da oratória, causava escândalo aos anciãos pela invejável sabedoria. Este menino cresceu, ganhou a vida publica e partiu para a grande missão para selar a aliança do Senhor com o povo Antigo.

 

Acontece que as práticas daqueles que tinham condições de permitir vida digna para todos não correspondiam com a realidade. Os privilegiados usufruíam do status para engrandecer ainda mais. Faziam as escondidas. Porém a graça de Deus é maior. A mentira não consegue configurar por muito tempo  e logo tudo será desfeito. Às vezes os excepcionais controladores da massa falida conseguem impor idéias  alienantes, contudo, a durabilidade é pequena e ao descobrir tais atitudes  tirânica  tudo é levado água a baixo. Foi desfeito porque não está embasado na palavra do Senhor. Não tem a firmeza de rocha magmática.

 

A mensagem dirigida aos discípulos é de tenacidade. Encoraja-os para a disputa. Enquanto os discípulos dispõem do Bem Amado Jesus, os homens sabidos da cidade grande têm-se a ilusão de que dispõe da palavra dos antepassados. Jesus ainda confirma: não precisa ter medo dos homens falsos, dos homens mandões; deve temer a Deus. Este tem o poder de mandar para o inferno, enquanto os primeiros só têm a força para matar.

 

Imaginemos hoje missionários medrosos. Não têm coragem de enfrentar a realidade que exclui e mata. Deixam os mandões modernos fazerem o que bem entender. Escondem-se nas cortinas da violência, das quadrilhas organizadas, nos crime de peculatos e colarinho branco. Não estão cumprindo os ensinamentos de Jesus. Ou seja, leram os Santos Evangelhos, mas preferiram acomodar-se, proteger-se, receber privilégios, e depois afirmam que ha distorções nos Evangelhos.

 

Tudo está errado. Os missionários de hoje devem enfrentar com determinação as víboras, chacoalhar os opressores, denunciar as atrocidades cometidas contra o povo de Deus. Colocar o pingo no "i". Se fizer assim é sinal que compreendeu as palavras de Jesus. Caso contrário acovardou-se, entregou-se para os privilegiados, estão  permitindo que o povo permaneça na escuridão, nas trevas, acorrentados para ser chicoteados. Na verdade são traidores e oportunistas.

 

Deus nos conhece por fora e por dentro. Deus nos conhece do fio de cabelo até a unha do dedão do pé. Não tem como esconder de Deus. Mesmo que faça algo com as portas fechadas não ficará escondido dos olhos de Deus.

 

Os discípulos convenceram dos seus ensinamentos e partiram para a luta. O legado deste Homem que revolucionou o mundo não pode ser esquecido ou abandonado, deve ser colocado à prática do dia-a-dia. A meta deve ser clara: fazer o povo enxergar o quando Deus é maravilhoso. Vale a pena seguir Jesus. Sigamos  seus ensinamentos com afinco. Graças a Deus. Amém!


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário