BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

28 de out. de 2011

Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus! - Pe. Queiroz

Terça-feira,  01/11/2011

Lc 14,15-24

 

Os convidados

 

 

Este Evangelho narra que, durante uma refeição, um homem diz a Jesus: "Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!" Jesus aproveita a comparação entre o Reino de Deus e uma refeição, e conta a parábola dos convidados ao banquete.

Jesus quis mostrar que, para alguém participar da festa eterna no céu, é necessário responder hoje aos chamados de Deus, participando da Santa Igreja, e procurando construir um mundo mais fraterno. Não comerá o pão no Reino de Deus aquela ou aquele que hoje vive separado dos irmãos.

Se nós perguntássemos àqueles que não participam, por exemplo, da Missa no domingo, por que fazem isso, as respostas seriam parecidas com estas da parábola: comprei um campo, acabo de me casar... São ações boas, mas que não nos devem impedir de participar do encontro semanal dos cristãos.

A comparação do Reino de Deus com um banquete, tão comum na Bíblia, é muito apropriada, pois o Reino de Deus, esta vida nova que Jesus nos trouxe, é a coisa mais gostosa que existe. Ele começa aqui na terra, com o nosso batismo, e tem a sua plenitude no céu.

Ninguém é obrigado a participar de um banquete. Também o Reino de Deus, Jesus não veio impor a ninguém. Foi um presente, um maravilhoso presente que ele veio nos dar.

Por isso que o próprio povo começou a chamar o projeto de Jesus de Evangelho, palavra que significa Boa Nova, Alegre Notícia.

A vida em Comunidade é a expressão mais alta do Reino de Deus; e a Eucaristia é a expressão mais alta da vida em Comunidade.

O cristão, a cristã tem um brilho diferente no rosto, que dá para se perceber até na fotografia. É o mesmo brilho que teve Moisés, quando desceu do monte Sinai, após encontrar-se com Deus (Cf Êx 34,35).

Qualquer pessoa que deixa de participar das reuniões de um grupo, na prática deixa de pertencer àquele grupo. Na Igreja acontece a mesma coisa. Quem, sem motivo, deixa de participar da Missa ou do Culto Dominical, deixa de pertencer à Igreja.

"Sai depressa pelas praças e ruas da cidade; traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos." Todas as pessoas do mundo são convidadas para o banquete do Reino de Deus. Mas quando os mais abastados só pensam em participar dele na outra vida e recusam a participação na Comunidade, Deus dá preferência aos pobres, aos aleijados, cegos e coxos, e os capacita para a missão de construir na terra o Mundo Novo.

Certa vez, dois homens doentes estavam internados em um hospital, no mesmo quarto do quinto andar. Um deles ficava perto da janela e de vez em quando se sentava na cama. O outro, ao lado, não podia se movimentar nem sentar. Vivia o tempo todo deitado.

O da janela contava para o colega o que ele via lá fora: Senhoras com crianças andando na calçada, moças bonitas, crianças brincando na pracinha, patos nadando no lago, árvores, flores...

O colega sorria e seus olhos brilhavam de contentamento. Os dois riam de satisfação.

Dias depois, o da janela recebeu alta, e a cama do outro foi transportada para a janela. Quando ele ficou melhor, sentou-se na cama, curioso para ver as belezas lá fora. Mas ele teve uma surpresa: o que dava para ver da janela era apenas um enorme telhado, velho e feio.

Foi aí que ele entendeu que o colega inventava tudo aquilo para diverti-lo e lhe dar um pouco de conforto na dor.

O cristão, mesmo doente, torna o ambiente onde ele está alegre e gostoso de se viver, já um prelúdio do Céu. "Como é bom, como é agradável os irmãos viverem juntos e se amarem!" (Sl 133,1).

"Existe um nome que consola a terra, e que desterra da tristeza o véu. Bem como aurora que, com luz brilhante, que fulgurante surge lá no céu. Ó nome bendito da Virgem Mãe, Maria, Maria, por nós rogai!" Maria Santíssima é uma das grandes belezas da vida em Comunidade. Que ela nos ajude a nunca nos desviarmos!

 

Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!

 

(Padre Queiroz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário