BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

12 de out. de 2011

“Deixai o Espírito Santo agir” – Claudinei M. Oliveira


       

Sábado, 15 de Outubro de 2011.

                                     

Evangelho –   Lc 12,8-12

 

 

            O evangelista Lucas esta diante de sua comunidade. Seu povo reunido procurando abastecer-se da fé a fim de encorajá-lo na labuta do dia-a-dia. Acontece que o desânimo bate em certo momento e a fé começa a esmaecer. Isto não pode ocorrer, pois quem tem a força do Espírito Santo não fraqueja diante dos obstáculos.

 

            Para tanto, Lucas mostra o exemplo das autoridades religiosas da época de Jesus. Afirmaram categoricamente que o Espírito Santo que agia no mestre Jesus era o príncipe do satanás. Ou seja, a força que conduzia a fazer o bem e proclamar a libertação era oriundo do  diabo. Isto era uma blasfêmia contra o filho de Deus e contra o Espírito Santo. Esta atitude era imperdoável. Praguejar contra o Espírito Santo era contrariar o projeto do Reino de Deus. Era desconhecer o bem maior: a salvação do homem pecador.

 

            O evangelista ainda continua afirmando para sua comunidade. Jamais fraquejar diante das adversidades. Mostrar força e penhor pelas atividades oferecidas. Caminhar na brisa do Espírito Santo e deixá-lo agir nas ações. Imprecar contra o Espírito Santo NUNCA.

 

            Pode o homem contradizer o Filho de Deus ou até renegá-lo, com toda certeza receberá o perdão pelas barbaridades cometidas. Pois Jesus dirá todo aquele que se declarar por mim diante do povo, o Filho do Homem também se declarará a favor dele diante dos anjos de Deus. Aquele, porém, que me renegar diante do povo será renegado diante dos anjos de Deus. Todo aquele que falar uma palavra contra o Filho do Homem será perdoado. São lindas palavras no Evangelho. A oportunidade do perdão é claro e seguro. Mesmo renegando o Filho de Deus terá chance de voltar a ser amigo  e rever as maldades aferidas.

 

            O que não pode é desconhecer o projeto do Reino de Deus. O Reino de Deus é puro Espírito santificador. O Espírito move-se para todos os lados, espalha o perfume da clarividade, reúne o povo numa atmosfera  perfeita do encanto do Reino. O espírito anima os convivas para buscar o amor contrito no Deus Uno e trino, na esperança e na mesma Unidade.

 

            Quando tinha 12 anos meu tio pediu para fazer uma reflexão do Evangelho numa capelinha do interior. Fiquei exaltado e disse:não consigo, uma reflexão do Evangelho para essa capela cheia de gente é muito compromisso! Ele respondeu: não tenha medo menino. O Espírito Santo te conduzirá e colocará palavras em sua boca. Vá e fala. Estarei pertinho de você e em pensamentos direi palavras para ti.  Surpreendentemente tudo ocorreu maravilhoso. Recebi até elogios de pessoas críticas. Assim, percebi o quanto o Espírito Santo fortalece e age na vida e nas ações. Daquele dia para cá nunca tive medo de falar sobre a Palavra de Deus. 

 

            Contrariando quando tinha 12 anos  de ser colocado a prova diante da palavra de Deus, aconteceu recentemente na comunidade onde participo. Ao chegar à porta da igreja, faltavam quinze minutos para iniciar a celebração da Palavra. Meu colega veio ao meu encontro e disse: hoje não estou bem para celebrar, celebra para mim? Respondi: como irei fazer a reflexão do Evangelho? Ainda não li e está na hora? Ele interveio novamente com a palavra mágica:  o Espírito Santo falará por você! Não tive outra resposta diante da afirmação: se for do agrado de Deus e sua vontade, celebro  com esta comunidade. Surgiu em minha mente as falas de meu tio há bom tem atrás.  Outra vez tudo ocorreu além das expectativas. No final da celebração ele voltou ao meu encontro e disse:  não falei queo Espírito Santo falaria por você?

 

            Portanto, deixa o Espírito Santo agir em você. Não tenhais medo de falar e nem defendeis das injúrias que  o Espírito Santo vos ensinará o que deveis dizer. Confiais em Deus para fortalecer no Espírito Santo a fim de conhecer  melhor seus ensinamentos e praticá-los com retidão. Que assim seja, amém!


-- 

Claudinei M. de Oliveira

Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário