BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de out. de 2011

Criticaram Jesus por ele não ter lavado as mãos - Nancy


11/10/2011: 3ª feira

“Jesus foi e pôs-se à mesa” – Nancy

*Lc 11,37-41*

            As práticas judaicas faziam parte dos rituais religiosos do povo de Israel, e eram cumpridas com rigorosidade, incluindo entre elas a lavagem das mãos antes das refeições.

            Não desmerecemos a importância da higiene às refeições, até mesmo por questões de saúde. Mas precisamos compreender que existiam e há culturas e crenças diferentes, que nem por isso devem ser menosprezadas ou consideradas piores.

            Neste evangelho de Lucas a questão aborda o convite feito a Jesus Cristo para jantar na casa de um fariseu, e ele, na sua simplicidade, sentou-se à mesa sem lavar as mãos, como determinava a prática dos judeus. Isso fora o suficiente para ser contestado e criticado.

            Porém, Jesus Cristo não ficou quieto e disse: "Vós, fariseus, limpais por fora o copo e a travessa, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? Antes, dai em esmola o que está dentro, e tudo ficará puro para vós.”

            Aparências, meras aparências... De que adiantava todo esse ritual, todo esse conservadorismo, se no dia a dia praticavam a exclusão e marginalização dos doentes, pobres, possuídos pelo demônio, deficientes? Que valor tinha toda essa prática se exploravam o povo?

            Jesus não se omitiu a dizer a verdade e mostrar a necessidade da prática do “amar e servir” aos irmãos, não importando quando, onde, quem... Jesus falou da importância de estar limpo não apenas por fora – uma limpeza visível aos olhos humanos, mas limpos por dentro, que somente o Pai enxerga.

            Caros irmãos em Cristo: pensemos em nossa vida de cristão. Valorizamos em demasia as aparências sem olhar para o interior das pessoas? Ou estamos nós mesmos sempre limpos, bonitos, brilhantes por fora, mas podres por dentro!?

            Peçamos à Maria, mãe de Deus e nossa mãe, que neste mês missionário nos ensine a valorizarmos a limpeza exterior e interior, para que possamos cumprir a vontade do Pai através de seu filho – Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém!

            Abraços fraternais em Cristo Jesus!

            Nancy – professora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário