BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

16 de set. de 2011

“Venha comigo Mateus!” – Claudinei M. Oliveira



       
Quarta - feira, 21 de Setembro de 2011.

Evangelho  Mt 9,9-13



            O evangelista Mateus mostra um Jesus ousado e destemido. Este Jesus que seguimos é corajoso a ponto de escandalizar os fariseus que se diziam andar certinhos. Jesus não tem medo e vai contra toda a lógica da época. Primeiro chama um cobrador de imposto que arruinava a vida dos mais pobres para fazer parte do discipulado; depois senta-se a mesa com outros cobradores de impostos de má índole e ironiza os fariseus que somente os doentes precisam de médicos para curar os enfermos. Somente neste trecho descrito não tem como não apaixonar por este Homem de grandes virtudes.

            Na há diferença para Jesus entre aqueles que vão querer seguir sua palavra. Qualquer pessoa, não importa o que fez ou o que faz, pode contribuir com a missão. A boa vontade conta tudo. Foi o que aconteceu com Mateus. Sendo um cobrador de imposto, estava a serviço do império romano, não tinha pena de ninguém, tomava na marra os tributos devidos, mas ouviu alguém que o chamou. Logo quem foi chamar Mateus, lógico só poderia ser Jesus. Encontrou neste homem a coragem necessária para dar continuidade da vida nova para os irmãos, foi em Mateus que Jesus viu o seu Reino crescer sem ponderações. Mateus simboliza a esperança da mudança a partir do convite: tu, cobrador de imposto, pode vir comigo? Eu Senhor? Sim você mesmo! Então, deixou sua vida ilusória a serviço do rei terreno e foi trabalhar para o Reino de um Rei maior e justo: Deus.

            O momento mais hilário do Evangelho foi quando os discípulos de Jesus foram interpelados pelos fariseus: Por que é que o mestre de vocês come com os cobradores de impostos e com outras pessoas de má fama? Para os fariseus era uma blasfêmia um homem de bem, que se diz ser filho de Deus, sentar-se a mesa com pessoas que corrói o suor do trabalhador! Mas Jesus ouviu a interpelação e respondeu: Os que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Vão e procurem entender o que quer dizer este trecho das Escrituras Sagradas: "Eu quero que as pessoas sejam bondosas e não que me ofereçam sacrifícios de animais." Porque eu vim para chamar os pecadores e não os bons. O que responder para Jesus neste momento! O jeito foi calar-se observar seus ensinamentos.

            Caros leitores, não importar o que fazemos na vida. Mas devemos saber que o Reino de Deus está para ser construído por pessoas como nós. Se já estamos na batalha e já dedicamos nosso tempo para curar os doentes do mal, maravilha,  já estamos  no caminho certo, entretanto, se ainda não encontramos a igreja e seus preceitos valorosos da libertação, ainda há tempo e Deus nos espera.

            Mateus ouviu o chamado e partiu para a evangelização, tornou-se homem divino e reto na palavra que Jesus o revelou. Nós estamos sendo convidados também, que tal fazermos parte desta família especial de Jesus. Vamos lá. Contamos contigo. Amém!

-- 
Claudinei M. de Oliveira
Tenha a Paz de Cristo em seu Coração!

Nenhum comentário:

Postar um comentário