BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de set. de 2011

Rezar ou trabalhar ? – Diac. José da Cruz



04 de outubro
Evangelho Lucas 10, 38-42
                                                             
Conheci uma adolescente muito esperta, que se omitia de fazer serviços em casa, sempre dando desculpa de que estava rezando ou lendo a bíblia, ou algum compromisso com o grupo de jovens. Jesus não está declarando oficialmente sua predileção por Maria, que ficou ali, sem fazer nada só ouvindo a sua palavra, deixando que a sua irmã Marta se "ralasse" com as tarefas de casa. Provavelmente essa adolescente, muito católica por sinal, se inspirava nesse texto.
Como também Jesus não desaprova e desvaloriza o trabalho de hospitalidade de Marta, que aliás, era para ele próprio, parece que Jesus não tinha telefonado que viria ,e pegou Marta de surpresa, tendo que preparar o quarto e ainda pensar no almoço, e pela correria do seu trabalho, parece que a casa estava meio "bagunçada" e então, aparentemente, Maria estava fazendo "sala" para o visitante ilustre....Já tentaram até "enlatar" esse evangelho, para justificar duas vocações distintas: Contemplar e Fazer. Uns tem como vocação viver de maneira mística, lendo e meditando, orando, já outros são ativistas, ficam o tempo todo fazendo coisas. Uma interpretação também equivocada: o apóstolo São Paulo vivia da pregação do evangelho, após sua conversão, mas não abandonou sua profissão que era fazedor de tendas....e até se orgulhava disso.
Maria buscava um sentido para a Vida nas Palavras e ensinamentos de Jesus, não porque ela estava em dúvida e não sabia o que fazer na vida, mas porque já havia descoberto em Jesus de Nazaré a maior de todas as referências para se fazer a experiência de Deus, e estar a seus pés na condição de discípula que quer apreender ainda mais, era naquele momento uma oportunidade única. Claro que Marta também tinha intimidade com Jesus, tanto que era a sua anfitriã, mas não tinha ainda descoberto quem ele era, pois, se tivesse feito essa descoberta, naquele momento saberia também escolher e estaria ao lado da irmã, ouvindo, se encantando, apreendendo qual o sentido da vida, das coisas que fazemos e pensamos....Tudo isso nos leva para onde, exatamente ?
O problema portanto, não está simplesmente no que fazia Marta, e no que fazia Maria, mas sim com que espírito elas faziam o que faziam....O sentido da nossa vida está em Cristo, mas  temos que descobrir isso, quando tomamos nossas decisões e fazemos nossas escolhas. Maria estava no caminho certo....Marta, ainda não.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário