BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

8 de set. de 2011

“Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”! - Fr. Lucas



Sábado, 17/09/2011
Lc 8,4-15


Olá gente querida!

No evangelho de hoje, Jesus nos conta a parábola do semeador e chama-nos a atenção para o modo com o qual nós recebemos a Palavra de Deus em nossa vida como uma prática cotidiana.
A parábola contada no evangelho é simples e direta. Com ela, Jesus que abrir o nosso coração para a acolhida da Palavra que nos dá o conhecimento dos mistérios do Reino de Deus. Assim, o SEMEADOR é Deus; as SEMENTES são a sua Palavra e o TERRENO é o coração humano!
O nosso coração é comparado à terra na qual caem as sementes. Como vimos, uma parte das sementes caíram à beira do caminho e logo foram pisadas e comida pelos pássaros; outra parte caiu sobre as pedras e apesar de terem brotado secaram por falta de umidade; outra, ainda, caiu no meio dos espinhos e acabaram sufocadas por eles e, por último, uma parte caiu em terra boa onde deu muitos frutos!
Percebam que Jesus termina a parábola dizendo: “QUEM TEM OUVIDOS PARA OUVIR OUÇA” (v. 8). Isso nos mostra que SÓ DEPENDE DE NÓS. Nós é que escolhemos o terreno que queremos ser! É uma questão de consciência: queremos dar frutos ou não? Que tipo de pessoas queremos ser? A ESCOLHA É NOSSA!
Seguindo essa reflexão, podemos pensar e comparar esse terreno à vida de nossas comunidades. COMO SÃO NOSSAS COMUNIDADES? São como o terreno pedregoso e os outros que não geram a vida da semente ou são como a terra boa que acolhe e faz frutificar? Nesse sentido, a Palavra de Jesus nos ajuda a pensar a vida de nossas comunidades e, a partir de nós mesmos, buscar caminhos para as mudanças necessárias. É PRECISO ADUBAR A TERRA (nossos corações/comunidades) PARA PRODUZIR MUITOS FRUTOS! É preciso ter PERSEVERANÇA!

Que, Maria, aquela que soube, tão bem, acolher a Palavra de Deus em seu coração, ajude-nos a ter um coração como o seu: cheio de amor, simples, humilde, e acolhedor!

18/09/2010 – Lc 8, 4 - 15 – “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”!


Fr. Lucas Emanuel Almeida. CSsR

Nenhum comentário:

Postar um comentário