BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

29 de set. de 2011

"Os Donos da verdade"- José da Cruz diácono


13 de Outubro
Evangelho Lucas 11, 47-54
                                                              
Em uma discussão sobre algo polêmico, quando queremos desmontar os argumentos do lado contrário, logo afirmamos indignados, que tal pessoa quer ser a Dona da Verdade, querendo que todos assimilem e digam AMÉM  á sua doutrina e ideologia. Entretanto, o que se pretende com essa afirmação, nada mais é do que apregoar que a nossa Verdade é mais autêntica ou genuína do que a do adversário. Mas quem está com a Verdade? Nas ideologias políticas, na questão social ou econômica, e até na questão religiosa. O problema não é tanto saber quem está com a Verdade, o problema é, não reconhecer nenhum valor positivo na Verdade do "outro", achando que a nossa Verdade é absoluta e inquestionável...
Jesus nunca pretendeu anular a Lei antiga, jamais pregou contra o judaísmo, apenas procurou, com seus ensinamentos e modo de viver e de se relacionar, uma coerência com a Verdade Divina revelada na Escritura Antiga, Verdade que havia sido deturpada pelos homens, fazendo da Religião não mais um instrumento Divino de Libertação, mas sim um mecanismo de manipulação, opressão e exploração.
É precisamente nesse contexto que surge e se torna intenso o confronto com os escribas e Fariseus, que monopolizavam o poder religioso da época, colocando-se como os Donos absolutos da Verdade, e anulando e condenando qualquer manifestação contrária a tais princípios.
Compreendida a situação, que é o pano de fundo desse quadro, é preciso ter coragem e ao mesmo tempo humildade, para olhar as comunidades cristãs hoje, e se perguntar com toda sinceridade, se não há ideologias estranhas manipulando a consciência do Povo de Deus, pois certas lideranças Clericais ou Laicas, podem sim, ter a mesma conduta dos escribas e fariseus, colocando-se como "Donos da Verdade Religiosa", impondo aos demais um pesado fardo, obstruindo, com um ridículo autoritarismo, a entrada no Reino de Deus, aos demais da comunidade... Na consciência desses deve ecoar a tenebrosa ameaça "Ai de Vós......"

Nenhum comentário:

Postar um comentário