BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

11 de set. de 2011

O semeador - Missionários Claretianos


Sábado, 17 de setembro de 2011
24ª Semana do Tempo Comum
São Roberto Belarmino, Bispo e Doutor da Igreja (Memória facultativa).
Outros Santos do Dia: Adriana da Frígia (mártir), Agatocila (mártir), Colomba de Córdoba (virgem, mártir), Flocelo de Autun (menino mártir), Ildegarda de Bingen (abadessa), Justino de Roma (presbítero, mártir), Lamberto de Maestricht (bispo), Macrino e Gordiano (mártires de Noviodunum), Narciso e Crescencião (mártires de Roma), Sátiro de Milão (irmão de santo Ambrósio), Sócrates e Estêvão (mártires da Grá-Bretanha).
Primeira leitura: 1 Timóteo 6, 13-16
Guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até à manifestação gloriosa do Senhor.
Salmo responsorial: Salmo 99,2.3.4.5 (R. 2c)
Com canto apresentai-vos diante do Senhor!
Evangelho: Lucas 8, 4-15
O que caiu em terra boa são aqueles que conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.
Depois de nos contar como as mulheres foram aderindo significativamente ao movimento de Jesus, inclusive com ajuda econômica - o que demonstra a autonomia com que as mulheres se uniam ao movimento -, Lucas nos apresenta a parábola do semeador. Os espectadores eram numerosos e de diversas cidades. Jesus se dirige a eles com a história do semeador.
No caminho para Jerusalém muitas coisas acontecem. Jesus se dedica à formação dos discípulos, continuadores do projeto. A parábola serve de espelho para quem o escuta pela primeira vez e, sobretudo para quem decidiu segui-lo. A diversidade de terrenos reflete a realidade, tanto pessoal como social, que acolheu as novidades do Reino, proclamadas por Jesus.
A sorte está lançada, a colheita será feita no final. Depois do acontecimento da cruz, os seguidores farão memória de sua experiência de discipulado ao lado do Mestre. Desde este prisma, compreenderão a alegoria do semeador, farão sua própria interpretação e se lançarão na grande tarefa pelo Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário