BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

14 de set. de 2011

"O Rosário da nossa Vida..." – Diac. José da Cruz


07 de Outubro
Evangelho Lucas 1, 26-38
                                                            
Hoje é dia de Nossa Senhora do Rosário, e a reflexão quer valorizar e dar sentido a devoção mariana, que vem da tradição da Igreja, de se recitar o Santo Rosário, lembrando que quando se fala em rosário, estamos falando dos quatro mistérios a serem contemplados: Gozoso, Doloroso, Glorioso e Luminoso, este último acrescentado pelo Santo Padre o Papa João Paulo II.
Para muitos a reza do terço é tranqüilizante seguro, começou a rezar lá vem os bocejos, e daí para o sono é "dois palitos". Embora repetitivo, a reza do terço, que é um desses mistérios, composto de 5 dezenas, intercaladas por jaculatórias e expressões piedosas, não pode ser confundido por uma Mantra, não tem nada a ver...A expressão terço, significa a Terça parte do rosário., que agora, se formos analisar bem, tornou-se na verdade o "Quarto", se o interpretasse no sentido literal dos termos, claro que Terço é a contemplação de qualquer um desses mistérios e não vai se dizer que vamos rezar o "Quarto", embora seja de fato a quarta parte do Santo Rosário. Então o termo "Terço" nesse sentido, deixou de ser uma expressão numérica fracional, para denominar a devoção em si.
Embora Maria seja a Protagonista do Rosário, na verdade trata-se de uma oração Cristocêntrica, contempla-se os mistérios da nossa Redenção e quem nos redimiu foi Jesus Cristo, e como tudo na Vida de Nossa Senhora, o Terço nos conduz ao centro da Fé que é Jesus, o Filho de Deus, justificando assim a célebre expressão "Tudo por Jesus e Nada sem Maria". Em todos os mistérios contemplados, Maria está em comunhão com Jesus e com o Pai, sendo que a ação é obra do Espírito Santo, não é a toa que antes da contemplação de cada mistério, se louva o Pai, o Filho e o Espírito Santo.
Sem Jesus, a Vida da Virgem Maria não teria sentido, mas a sua vocação de ser Mãe de Deus, não aconteceu de maneira mágica, é muito importante compreendermos que, quando se coloca como Serva nas mãos de Deus, MARIA não renunciou a Vida, tornando-se um robô nas mãos do Pai, ao contrário, seus planos passaram a ter um sentido, isso significa dizer, que suas escolhas e decisões passaram a ter como única referência a Vontade de Deus. Fazer-se serva do Pai Eterno, não significa abrir mão do livre arbítrio, pois essa liberdade é dom que custou caro á cada homem e mulher, a Vida de Jesus, sua paixão e morte, resignificou a Vida humana, dando-lhe um sentido, permitindo ao homem retomar decisões e fazer escolhas.
A Fé não anula a nossa experiência humana, ao contrário, dá a ela um novo significado, cuja profundidade encontramos em Jesus de Nazaré. Por isso que o anúncio do anjo revolucionou a Vida de Maria e ao repeti-lo uma dezena de vezes, diante de cada mistério a ser contemplado, estamos manifestando o nosso desejo de a imitá-la, acolhendo no coração, que foi o primeiro lugar que Jesus foi gestado em Maria, essa mesma esperança de vermos o Reino acontecer, pela ação Divina, e com a nossa participação direta....Ave Maria, cheia de Graça, o Senhor é convosco, Bendito é o Fruto do vosso ventre: Jesus.....! Nossa Senhora do Rosário, rogai por todos nós....

Nenhum comentário:

Postar um comentário