BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

18 de set. de 2011

Minha mãe e meus irmãos -Padre Queiroz




Terça-feira- Dia: 20/09/2011
Lc 8,19-21

Minha mãe e meus irmãos são aqueles ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.
Este Evangelho narra que a mãe de Jesus, junto com alguns parentes, que na língua hebraica são chamados de irmãos, aproximaram-se de Jesus, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Contaram a Jesus, e ele aproveitou para nos falar da sua outra família, a Igreja: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Todos nós temos a alegria de pertencer a esta segunda família de Jesus, a não ser que algum de nós esteja desligado da Igreja, pois não basta ouvir a Palavra de Deus, e sim praticá-la.
A Bíblia tem uma força enorme de transformação da pessoa que a lê ou escuta, porque o Espírito Santo vem com a sua Luz e a sua Força para ajudar. Além de nos converter, a Palavra de Deus nos congrega em Comunidade, atrai-nos para a Igreja, Una, Santa, Católica e Apostólica. Assim, além de irmãos de Jesus, nos tornamos também irmãos entre nós, formando uma grande família, que é chama a Família de Deus.
Em outra ocasião, Jesus falou que a ação da Palavra de Deus em nós é parecida com a ação do fermento, que é colocado na massa de pão. Ela produz uma transformação lenta e silenciosa, mas forte e irresistível. Quem ouve a Palavra de Deus e a acolhe com um coração aberto, devagarinho vai vencendo o pecado, corrigindo os vícios e crescendo na fé, na esperança e na caridade, tornando-se, como diz S. Paulo, uma nova criatura.
A afirmação de Jesus de que sua mãe e seus irmãos são os que ouvem a Palavra de Deus e a praticam inclui em primeiro lugar sua própria Mãe. Ela foi a pessoa que melhor praticou a Palavra, inclusive dando-nos essa Palavra viva de Deus Pai, que é Jesus.
É difícil saber qual foi a maior grandeza de Maria: ser Mãe de Jesus na carne ou ser sua discípula na fé, acolhendo de modo incondicional a Palavra divina. Por isso ela é o nosso melhor modelo, como cristãos. Por sua constante meditação da Palavra e das ações de Jesus (Cf Lc 2,19.51), Maria é a discípula mais perfeita do Senhor”.
Certa vez, dois rapazes amigos estavam andando na rua, numa cidade pequena e desconhecida deles. Era domingo pelo meio dia. De repente, viram uma festa em um quintal aberto. Muito churrasco, schopp à vontade, com músicas lindas.
Com em festas de casamento há amigos do noivo que a família da noiva não conhece, e vice-versa, eles resolveram entrar de penetras. Mas não foram só eles os penetras. Apareceram muitos.
Quando eles estavam comendo e bebendo à vontade, o dono da casa parou a música, subiu numa cadeira e disse: “Por favor, os convidados da noiva fiquem deste lado aqui”. Uma turma foi para a direção indicava. E ele continuou: “Agora os convidados do noivo fiquem deste outro lado aqui”. Outra turma foi para lá. Então o dono da casa disse: “Vocês todos podem cair fora, porque esta festa é de quinze anos da minha filha”.
Que vexame, não? Na Igreja, há lugar para todos e todos somos convidados a ela. Mas, se não praticarmos a Palavra de Deus, podem acontecer vexames como este!
Minha mãe e meus irmãos são aqueles ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática.

Padre Queiroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário