BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

27 de set. de 2011

Marta e Maria - Olívia


“UMA  SÓ COISA É NECESSÁRIA”! Olívia Coutinho

Dia 04 de outubro 2011

Evangelho Lc 10,38-42

Estamos no mês de outubro, mês em que a Igreja nos convida a refletir sobre a importância do ser missionário!
Todos nós somos chamados a fortalecer o nosso ideal de discípulo e Missionário de Jesus!
Antes de nos tornarmos missionários, precisamos ser discípulos! Sabemos que o discípulo, é aquele que aprende com o Mestre e que o missionário, é o discípulo  enviado em missão, ou seja, aquele que põem em prática o que aprendeu! 
A primeira atitude de quem quer ser discípulo, é encontrar Jesus, é conhecê-Lo, para fazê-Lo ser mais conhecido no mundo! O discípulo e missionário, é aquele que se faz  íntimo de Jesus, tornando  um sinal vivo do seu amor  no mundo!
Ser missionário, não é privilégio de determinadas pessoas, mas a essência do ser cristão!
Anunciar o evangelho deve ser  um compromisso de toda a comunidade que deseja viver e transmitir a sua fé!
Ser missionário, não se resume só em anunciar o evangelho em outros continentes, mas é também a difícil viagem de sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, do “diferente”, do marginalizado: o preferido do Pai!
O trabalho missionário requer muita dedicação, renuncia, disposição, desprendimento e principalmente coragem para ultrapassar as barreiras, que tentam bloquear a sua passagem para outras margens! O missionário precisa estar  livre interiormente para servir, estar dispostos a dividir o seu  tempo, a sua vida, com o outro, principalmente com os mais pobres, os  sedentos, não somente  de pão, mas também de amor! 
                 
 O mundo está cheio de conflitos, necessitando urgentemente  de mais diálogo, de pessoas corajosas que não desiste do humano, que não se curvam  diante dos desafios, porque desejam  levar  a paz onde a vida se desfaz!
Ser missionário é colocar-se à disposição de Deus, como seu instrumento a ser usado como e onde se fizer necessário! É  além das palavras, dar  testemunho de Jesus com a própria vida!  É anunciá-Lo, tornando-se  um evangelho vivo no meio em que vive! É denunciar todo sistema que escraviza, tendo as mesmas atitudes de Jesus! É ter o coração aberto para que todos que se achegarem a ele, sintam a presença do próprio Jesus! Ser missionário, é  nunca  ter medo de dizer sim, ao amor!
 O evangelho de hoje, nos desperta para a importância de dedicarmos tempo, para  escuta da palavra de Deus! É a partir desta escuta, que  nos tornarmos missionários!
 texto nos  apresenta uma  pausa de Jesus, na sua caminhada rumo a Jerusalém, para uma visita as duas irmãs: Marta e Maria! No relato, temos um belo exemplo de como deve ser a postura do discípulo: Interromper atividades cotidianas para ouvir o Mestre!
Marta e Maria acolhem Jesus em casa, as duas querem servi-Lo bem, mas cada uma a seu modo.  Uma, pela escuta atenta, a outra pelo serviço. Diz o texto que Maria sentou-se para ouvir o Mestre, o que nos mostra uma postura  característica  do discípulo que escuta atento os ensinamentos do Mestre! Maria não queria perder tempo com outros afazeres, o que indica, que ela colocava as coisas de  Deus em primeiro lugar!  Enquanto que Marta, ocupada com tantos afazeres, não compreendeu a atitude da irmã! Certamente, Marta também desejava ouvir Jesus, mas a sua preocupação com as tarefas domesticas era maior, privando-a de desfrutar das maravilhas  daquele momento único, que  tivera com   a pessoa de Jesus!
Quando Marta reclama com Jesus sobre a postura de Maria, Ele, com uma suave repreensão, acalma Marta dizendo: “Marta, Marta Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada”! Essa atitude de Jesus,  nos mostra que naquele momento, o mais importante, era deixar tudo para ouvir o que ele tinha a dizer, o serviço poderia ficar  para depois! A intenção de Marta, era de servi-Lo bem, mas ele mesmo diz: ”Eu não vim para ser servido, mas para servir. Mc 10,45
Assim como Marta, nós  também  por que estamos muito ocupados com tantos afazeres, às vezes,  deixamos  de ouvir o que Jesus quer  nos dizer!  
Deixemo-nos, pois, de nos preocupar com tantas coisas, para buscarmos  em primeiro lugar o reino de Deus e com certeza, tudo nos será acrescentado!
 Hoje, Jesus continua a nos dizer: Só uma coisa é necessária...
Para muitos de nós, pode ser difícil definir o que é necessário, Jesus já nos disse, mas muitas  vezes, nos perdemos em meio as preocupações do dia a dia.
O amor, a busca pela santidade, deve ser o nosso objetivo primeiro, o horizonte que não podemos perder  de vista, no meio de nossas ocupações cotidianas!
  
Olívia Coutinho


Nenhum comentário:

Postar um comentário