BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

4 de set. de 2011

"Levanta-te e fica aqui no meio!" – Nancy



05/09/2001: SEGUNDA-FEIRA

Lc 6,6-11
            “O que é que a nossa Lei diz sobre o sábado? O que é permitido fazer nesse dia: o bem ou o mal? Salvar alguém da morte ou deixar morrer?” São estas as frases questionadoras de Jesus aos mestres da Lei e fariseus.   
            A lei de Israel não permitia qualquer trabalho no sábado – dia do Senhor! No entanto, Jesus chega para cumprir e aperfeiçoar as leis existentes e, por isso, curar e servir aos irmãos eram para o Mestre atitudes rotineiras, independentemente do dia da semana, pois a vida ultrapassava todo e qualquer tempo cronológico.
            Pensando na palavra “levantar”, o que ela nos lembra? Ficar em pé, subentendendo uma atitude de prontidão para agir, para servir. E foi isso que Jesus solicitou ao aleijado, que começasse a agir: “Levante-se e fique em pé aqui na frente.”
            O que aquele homem precisava naquele momento era de alguém que se apiedasse de sua mão seca, que olhasse para a sua deficiência e o curasse, o libertasse daquela limitação.
            Pensemos em nosso cotidiano, quando ouvimos a campainha tocar ou algum barulho estranho ao redor de nossa casa, principalmente à noite. Qual é a nossa atitude: nós apuramos o nosso ouvido, nos “levantamos” para ver o que está ocorrendo, nos acomodamos ou, diante do medo, nos imobilizamos?  
            Caros irmãos em Cristo: a prática de Jesus estava baseada nos princípios de amor incondicional e, por isso, não havia de sua parte descaso algum para com a observância sabática. Muito pelo contrário, libertar aqueles que estavam sob o jugo da opressão fazia parte da sua missão messiânica. Medo algum o imobilizava porque estava alicerçado no Pai, agindo n’Ele e por Ele. Levantava-se e convidava todos a levantar-se!

            No entanto, o fato de Jesus responder sempre às perguntas de seus opositores com outras perguntas (inteligentes, diga-se de passagem!), confundindo mais e mais os seus rivais hipócritas, além da cura e libertação do povo pobre, excluído e marginalizado – visíveis aos olhares da multidão – eram motivos sinalizadores da sua perseguição e condenação.
           
            Mas à semelhança do aleijado da mão seca, Deus continua nos chamando para que também nos levantemos, para que nos dirijamos ao meio e nos libertemos do medo, da opressão, das limitações que nos aprisionam...

            Aquele mesmo Jesus que outrora agindo com coerência, sabedoria, poder e autoridade arrebanhou seguidores à sua doutrina, desnorteando o poderio dos mestres da Lei e de alguns fariseus, neste momento nos conclama a sermos seus fiéis discípulos e evangelizadores.

            Qual é a nossa resposta a Jesus? Ele nos chama a uma vida plena e nos dá liberdade de decisão: "Levanta-te, vem para o meio!"

            Estendamos, em nome de Jesus, a nossa mão agora para ser curada. Estendamos a nossa mão agora para servir com coragem e fé como fez o homem da mão seca.   

            Que o Senhor nos liberte de todas as limitações que nos aprisionam, nos tire do abismo em que nos encontramos pela falta de relação íntima com o Senhor, nos dando forças para segurarmos a graça, a unção, a bênção e a libertação de todos os grilhões.

            O Senhor Jesus nos chama: "LEVANTA-TE, VEM PARA O MEIO, ESTENDE A TUA MÃO!"

            Abraços fraternos em Cristo Jesus!

            Nancy - professora

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário