BOM DIA

BEM VINDOS AOS BLOGS DOS

INTERNAUTAS MISSIONÁRIOS

SOMOS CATÓLICOS APOSTÓLICOS ROMANOS, MAS RESPEITAMOS TODAS AS RELIGIÕES. CRISTÃS OU NÃO.

CATEQUESE PELA INTERNET

LEIA, ESCUTE, PRATIQUE E ENSINE.

PESQUISAR NESTE BLOG - DIGITE UMA FRASE DE QUALQUER EVANGELHO

23 de set. de 2011

JESUS ESTÁ NOS SAMARITANOS DE HOJE!- Fr. José Luís



Terça-feira-  27/09/2011
Lc 9,51-56



A fala de Jesus no Evangelho de hoje é a grande síntese de como devemos viver a nossa vida de cristãos. Enquanto muitos de nós não conseguimos tolerar os diferentes, Jesus os recebe de braços abertos e com muito amor.
Se soubéssemos amar como nosso Senhor Jesus Cristo o fez, seríamos uma Igreja que resplandeceria misericórdia e paz a toda a humanidade. Mas não conseguimos vencer as nossas aspirações mesquinhas, os nossos julgamentos preconceituosos e a nossa mania de superioridade sobre as outras pessoas.
Os samaritanos eram vistos pelos judeus como traidores da pátria, pois eram israelitas que haviam aceitado o diferente, tinham aberto as portas para outros povos e outros costumes, atitude que a Judeia do tempo de Jesus jamais pensava em tomar. Os judeus, portanto, odiavam os samaritanos, e vice-versa.
O Evangelho de Lucas está repleto de encontros do Mestre com os estrangeiros e com os de má fama. A mensagem é clara: a salvação é para todos, e ninguém pode dominá-la.
Os “Boanerges” (Filhos do Trovão – Mc 3, 17), João e Tiago, filhos de Zebedeu, não haviam compreendido a dimensão gigantesca e incondicional do amor de Jesus, pois não podiam aceitar que alguém negasse o Mestre e continuasse vivendo. Jesus inverte os valores!
E nós? Quantos de nós não desejamos que o pecador tenha o seu castigo? Quantos de nós não sonhamos com a nossa recompensa e com a danação de nosso vizinho? Sempre julgamos o próximo da maneira mais rigorosa possível, e sempre julgamos a nós mesmos de forma tão misericordiosa!
Temos pena daqueles que se divorciam, pois julgamos que eles infringiram as leis de Deus. Desejamos que o homossexual e a prostituta sejam banidos da sociedade, pois pensamos que eles agem contra a natureza humana. Sonhamos com o castigo aos ateus, que negam a existência de nosso criador. Abominamos as crenças religiosas que são diferentes das nossas, que proclamamos serem as verdadeiras! Quanta ignorância nossa! Mal sabemos que a pessoa a quem seguimos, o Deus que se fez ser humano, acolhe e ama ternamente a todas essas pessoas as quais desprezamos! Muitas vezes, somos mais podres e indignos de sermos amados do que as pessoas acima citadas, pois só pensamos em leis e na autoridade, nunca no amor!
Portanto, pedimos a Deus que nos auxilie na nossa caminhada terrena, para que não cometamos mais injustiças, perseguições e mortes aos samaritanos de hoje, – aos que são diferentes! Amemos a todas as pessoas, sempre desejando a felicidade delas, e contribuindo para que isso aconteça! Não desprezemos nenhuma “alma vivente”, pois Jesus veio para salvar a todas, por isso não lutemos contra o nosso próprio Deus!

Lc 9, 51-56 – JESUS ESTÁ NOS SAMARITANOS DE HOJE!

Fr. José Luís Queimado, CSsR  (jlqueimado@ig.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário